Como criar um bom ambiente de estudo em casa

Sabemos que os bons hábitos escolares começam em casa. Por isso, você, pai ou mãe, deve, desde cedo, incentivar seu(a) filho(a) a desenvolver bons hábitos em relação aos estudos, como, por exemplo, incentivar a revisão dos conteúdos dados em sala de aula, diariamente, pelas crianças em casa.

E para garantir uma boa prática, com concentração e produtividade, precisamos criar um ambiente adequado, que não tire o foco do estudante daquilo que ele está fazendo, que o deixe confortável durante a prática, permitindo, assim, bons resultados.

Vale lembrar que essas dicas não servem só para crianças. Ter um ambiente adequado para os estudos é importante em qualquer fase da vida. Se você tem filho pequeno, cabe a você, pai ou mãe, construir esse ambiente. Agora, se você é adolescente, a missão é sua.

Veja nossas dicas e descubra se o seu local de estudos está de acordo para garantir essa prática produtiva e confortável!

5 DICAS PARA CRIAR UM AMBIENTE ADEQUADO DE ESTUDOS EM CASA

1 – Tenha um espaço fixo para os estudos

A primeira coisa que você deve saber antes de começar a estudar, é que você, ou seu(a) filho(a), deve ter um lugar fixo pra isso. Nada de fazer as tarefas no sofá, na cama ou em qualquer lugar improvisado. É importante ter um local apropriado para essas atividades, como uma mesa ou uma escrivaninha. O local não precisa ser exclusivamente para os estudos. Você pode usar, por exemplo, a mesa de jantar da sua casa para realizar essas atividades. O importante é que o espaço seja adequado para ler e escrever, mantendo uma boa postura, o que a cama e o sofá não nos proporcionam.

2 – Organização

Outro ponto no qual devemos prestar atenção é na organização do espaço. Pode parecer bobeira, mas um ambiente bagunçado pode causar cansaço em nossa mente, além de nos tirar o foco daquilo que é realmente importante. Portanto, antes de começar a estudar, verifique se o ambiente está organizado. Tire do local coisas que não são importantes e que não vão ser úteis para o seu estudo (principalmente o celular, no caso dos adolescentes, ou brinquedos, no caso das crianças). Deixe o ambiente limpo, apenas com aquilo que realmente importa, isso vai te ajudar a ter mais concentração e, consequentemente, mais produtividade.

3 – Iluminação

A iluminação é outro item que faz muita diferença na hora dos estudos. Estudar em um ambiente mal iluminado pode forçar a visão, levando a problemas oftalmológicos, além de cansar o estudante mais rapidamente. Enquanto um espaço iluminado desperta a nossa atenção para realizar a atividade com foco e concentração.

4 – Silêncio

Para estudar precisamos de concentração. E, para isso, é necessário um local silencioso, pois o barulho também nos desconcentra. É claro que não podemos controlar este item 100%, pois o movimento da rua ou outros fatores externos podem acabar trabalhando este quesito. Entretanto, tente escolher um local da sua casa que seja mais tranquilo de barulhos e, claro, com a TV ou outros aparelhos desligados para garantir a sua atenção.

5 – Tenha os materiais necessários

Saber o que você precisa para estudar cada assunto também é importante para garantir o sucesso no aprendizado. Organize o cronograma de estudos e separe os materiais necessários para cada disciplina. Por exemplo, se você vai estudar matemática e precisa de compasso, régua, transferidor e calculadora, já pegue esses itens antes de começar os estudos. Assim, você garante mais produtividade e perde menos tempo pausando as atividades para buscar aquilo que precisa.

Organizar as videoaulas, separar as apostilas e os livros e pilhar os cadernos de acordo com a matéria que vem primeiro também é uma boa estratégia para manter o seu ambiente de estudos organizado e evitar a procrastinação. Isso ajuda a melhorar o rendimento, pois evita a preocupação com outras coisas, te fazendo focar no aprendizado.

Gostou das dicas? Então comece agora mesmo a preparar o ambiente adequado de estudos para seu(a) filho(a) em 2023 e garanta a ele(a) um ano escolar de sucesso!