5 dicas de brincadeiras para fazer com os filhos nas férias

Ainda restam duas semanas de férias e as crianças já estão entediadas sem saber o que fazer em casa? Calma! No post de hoje, a gente traz algumas dicas de brincadeiras divertidas e que não dão trabalho, para você fazer com os pequenos em casa, levando entretenimento, diversão e aprendizado aos pequenos.

Se liga!

1 – Era Uma Vez

Que tal trabalhar a imaginação das crianças através de uma brincadeira super divertida? Em “Era uma Vez” você explora esse recurso nos pequenos com muita diversão. A brincadeira consiste em contar uma história criada pelos próprios participantes do jogo. Um começa e depois no meio da história, passa para outro jogador dar continuidade. Dessa forma, é possível explorar a imaginação, a interpretação e ainda o vocabulário e a expressão de ideias das crianças. Chame a família, faça uma roda e criem a história de vocês.

2 – Árvore genealógica

Montar uma árvore genealógica é um excelente passatempo para fazer com as crianças nas férias. Além de explicar os valores da família para os pequenos, você ainda dá a chance deles conhecerem pessoas que foram especiais e que não estão mais aqui, fazendo-os valorizarem até mesmo aqueles que já partiram.

Sem contar que é uma ótima atividade para reunir a família, gerar um momento nostálgico de saudade com as lembranças e poder compartilhar com as crianças histórias importantes da família. Ao explicar o contexto de cada foto, você faz uma viagem no tempo e permite que as crianças conheçam um período do tempo especial em que elas ainda não eram nascidas, tornando o momento ainda mais inesquecível.

A árvore pode ser feita da forma que você quiser. Podem fazer através de colagem, pegando papel sulfite e desenhando árvores, com campos em branco dentro da árvore para preencherem com nome e foto de cada casal da família. Peça ajuda das crianças para procurarem fotos de cada membro e colarem na folha. Depois junte todas folhas, grampeie e forme um álbum.

3 – Desenho maluco

Essa é uma atividade que quase todas as crianças adoram, afinal, quem não ama desenhar? E o final ainda traz um resultado bem divertido, deixando a brincadeira ainda mais interessante.

Para brincar é simples. Dê uma folha em branco para cada criança. No alto da folha, cada um deve desenhar uma cabeça. Depois, dobram-se os papéis para esconder o que foi feito. Trocam-se as folhas e cada participante pega o desenho do outro e dá continuidade, desenhando o corpo. Depois do corpo, as folhas são trocadas novamente, até que cada criança desenhe uma parte do corpo, sem ver a anterior. No fim, abra os papéis e veja os desenhos que se formaram de cada rabisco. Os pequenos vão adorar!

4 – Quem sou eu?

Outra atividade para explorar a imaginação e a expressão de ideias das crianças é o “Quem sou eu”. Nesta brincadeira, cada participante deve escrever em um post-it o nome de algum personagem de filme, desenho ou história e colar na testa do colega e este deve adivinhar, então, através de perguntas, qual personagem ele é.

Também é possível adaptar a brincadeira, trocando o personagem por um filme, desenho ou até mesmo um lugar.

5 – Stop!

Que atire a primeira pedra quem nunca brincou de “Stop!”. Esta brincadeira antiga, das gerações dos papais e mamães, permanece no cotidiano das crianças até hoje e todo mundo adora!

Nela, os participantes escolhem algumas categorias, como “nome”, “cor”, “programa de TV”, “animal”, “cidade”, etc, em seguida exibem um número com as mãos – como se estivessem tirando ímpar ou par – sendo que cada dedo é uma letra do alfabeto. Assim, a partir da quantidade de dedos que exibiram, chegam a uma letra do alfabeto (exemplo: 4 = D, quarta letra do alfabeto) e essa letra comanda o jogo, fazendo com que todos escrevam um nome com essa inicial em cada categoria.

Quem preencher todas as categorias primeiro grita “Stop!” e todos devem parar de escrever. Depois disso, somam os pontos, valendo 10 pontos para quem escreveu uma palavra diferente de todo mundo, 5 pontos para aqueles que escreveram palavras iguais e 0 para quem não preencheu determinada categoria. No final de várias rodadas, somam-se os pontos e ganha quem tiver uma pontuação maior. Uma excelente brincadeira para reunir os filhos de diferentes idades e garantir entretenimento nas férias!

Agora que você já pegou as dicas, bora praticar em casa? Aproveite essas duas últimas semanas de férias para apresentar as brincadeiras às crianças e não esqueça de registrar o momento com uma foto nos stories, marcando a @escolaepocaserrana.