A importância do inglês na formação escolar dos alunos

A importância da língua inglesa vem crescendo cada vez mais no dia a dia. Os benefícios de dominar essa língua aparecem tanto na vida escolar, como na vida profissional e pessoal de jovens e adultos.

Uma pesquisa realizada em 2021 pela Catho mostrou que profissionais que falam inglês ganham 83% mais do que os mesmos profissionais da área que não dominam a língua. Apesar desse grande benefício e de tanto falarmos sobre a importância do inglês, poucos brasileiros levam esse aprendizado a sério.

Segundo uma pesquisa recente do British Council, apenas 1% da população brasileira fala inglês fluentemente. O que mostra que aqueles que dominam o idioma se tornam ainda mais valiosos no mercado, já que são vistos como exceção em diversas carreiras.

APRENDER CEDO PARA APRENDER MAIS RÁPIDO

E quando falamos no ensino de um segundo idioma, devemos levar em consideração que quanto mais cedo uma nova língua for inserida na rotina de um estudante, mais facilidade ele terá no aprendizado. Isso acontece, pois, quanto mais horas de exposição a um idioma, mais rapidamente um indivíduo vai aprimorar suas habilidades em relação àquela língua. O que significa que, se expormos crianças já na primeira infância ao contexto da língua inglesa, a sua compreensão e a comunicação irão se desenvolver junto com ela.

Além da facilidade em aprender a língua, há ainda outras vantagens de estudar o inglês desde cedo, como por exemplo, a melhora do desenvolvimento da cognição

É durante a primeira infância, período que vai do nascimento até os 6 anos de idade, que a criança está desenvolvendo sua cognição – um sistema relacionado aos processos mentais que pautam a maneira como aprendem, recordam e consolidam novas informações.

Sendo assim, quando a criança é exposta a um segundo idioma nesta fase, ela pode estabelecer novas conexões neurais muito mais facilmente em comparação a um adulto. E quanto mais o cérebro se exercita, mais ele se desenvolve!

Outro benefício de aprender inglês desde cedo é a melhora do desenvolvimento da fala e da pronúncia. Pelas mesmas razões que o aprendizado em geral, a pronúncia de uma criança que aprende o inglês precocemente tende a ser muito mais próxima do falante nativo.

Isso acontece, pois o aparelho fonador, ou seja, o conjunto de órgãos responsáveis pela emissão da voz, ainda encontra-se em desenvolvimento. Portanto, quando expostas a fonemas diferentes daqueles da sua língua materna, as crianças conseguem aprender e reproduzir esses sons com mais facilidade.

O contato com a língua inglesa na primeira infância permite aos pequenos também o desenvolvimento de habilidades não verbais, como capacidade de resolução de problemas, pensamento crítico, criatividade e atenção.

E, por fim, esse aprendizado ainda gera menos timidez e mais sociabilização para os pequenos, já que as aulas de inglês, geralmente, contam com atividades interativas, que tornam a aula mais divertida, permitindo às crianças um aprendizado mais prazeroso, e com grande sociabilização com os colegas.

ESCOLA ÉPOCA PREPARADA PARA O INGLÊS

Sabendo da importância dos estudantes terem o contato com a língua inglesa o mais cedo possível e prezando por um aprendizado de qualidade, que leve os alunos a dominarem, de fato, o idioma, a escola ÉPOCA se capacitou para oferecer um ensino da língua inglesa ainda mais completo aos pequenos.

Desde o ano passado, trabalhamos com o método PES Cambridge para os alunos do Ensino Infantil. Uma metodologia que tem como objetivo inserir a língua inglesa na rotina dos alunos o mais cedo possível, trabalhando com foco 100% na conversação e através da metodologia lúdica, onde o conhecimento é transmitido através de jogos, músicas e brincadeiras, tornando o aprendizado mais prazeroso e mais fácil para as crianças.

O método PES tem início no Ensino Infantil (Jardim I) e vai até o final do Fundamental II (9º ano), onde os alunos realizam o exame do FCE – First Certificate of English e, caso forem aprovados, já recebem o 1º certificado de inglês, validado por Cambridge.

Isso significa que com o PES Cambridge, a criança passa a ter um contato com a língua inglesa ainda mais próximo do que nas aulas convencionais, chegando no Ensino Médio com fluência no idioma e já preparados para os vestibulares e também para o mercado profissional, que exige cada vez mais essa competência.

Quer saber mais sobre o PES Cambridge? Agende uma visita na escola ÉPOCA e fale com nossos teachers 😉

📍 Rua Santa Cruz, 544

📞 Tel: (16) 3987-1147 / 3987-7737