Escola Época

Como ter um ano pré-vestibular de sucesso

Como ter um ano pré-vestibular de sucesso

Chegamos ao início de mais um ano letivo e junto a isso chega também as preocupações em relação ao novos conteúdos que serão aprendidos, os novos desafios, as novas metas que serão alcançadas, etc. E se você está no Ensino Médio, principalmente aqueles que vão iniciar o terceirão, essa preocupação deve ser ainda maior, pois nessa fase há a preparação para os temidos vestibulares.

A época dos vestibulares é a fase mais importante na vida de um estudante. Por isso, se você está no Ensino Médio precisa começar a se preparar para este período. Aqueles que estão iniciando a 1ª série do Ensino Médio já precisam começar a pensar qual curso irão cursar na Universidade, para, então, projetar a sua preparação ao longo desses três anos.

Já os que estão indo para a 2ª série, já têm – ou pelo menos já deveriam ter – definida a graduação que irão cursar daqui dois anos para definirem, então, o plano de estudos que vão seguir este ano em busca da aprovação que desejam.

Enquanto os jovens do terceiro e último ano do Ensino Médio, já com mais maturidade, devem iniciar o ano sabendo exatamente o que querem e como trilhar a jornada que os levarão à aprovação dos seus sonhos.

Tá perdido(a) e não sabe exatamente por onde começar toda essa preparação? Então fica com a gente, que no texto de hoje, traremos algumas dicas de como ter um ano pré-vestibular de sucesso!

1 – Pesquise sobre as provas e se planeje

Primeiro de tudo: você precisa saber quais as datas dos vestibulares que você pretende realizar para poder se preparar para eles.

Defina, portanto, qual curso e em quais universidades você prestará seus exames para poder se organizar. Em seguida, pesquise as datas de inscrição das provas, datas da 1ª e 2ª fase dos exames e o formato de cada uma delas.

Por exemplo, na 2ª fase da Fuvest, vestibular que dá acesso à USP, as questões relacionadas à área de conhecimento do seu curso valem mais do que as demais. Portanto, se você vai prestar Engenharia, por exemplo, as questões de exatas vão ter um peso maior do que as de humanas e biológicas. Sabendo disso, é claro que você deve focar, principalmente no final do ano, em realizar exercícios discursivos de exatas, a fim de pontuar bem na 2ª fase desta prova.

Em alguns cursos de artes, como Música e Artes Cênicas, há ainda, além da 1ª e 2ª fase convencional do exame, provas práticas específicas destes cursos. Por isso, é importante pesquisar e se informar o máximo possível sobre os vestibulares que você irá realizar para ter uma boa preparação para as provas.

Se você está na 1ª ou 2ª série do Ensino Médio, não pense que você está de fora dessa missão não, viu? É importante vocês também pesquisarem sobre o curso que desejam prestar e já se inscreverem para os exames este ano na modalidade de treineiros, para conhecerem o formato da prova e estarem mais preparados nos anos seguintes.

2 – Monte um cronograma de estudos

Depois de pesquisar sobre as provas que irá realizar, agora é possível montar um cronograma de estudos de acordo com cada exame. Por exemplo, a maioria dos vestibulares são realizados em novembro. Sendo assim, você pode se programar para realizar ao menos 1 simulado por mês de cada vestibular. Este simulado pode ser, inclusive, o próprio vestibular que você irá prestar de anos anteriores. Dessa forma, até novembro, você terá realizado 7 vezes uma prova bem parecida com a que você irá fazer naquele mês, estando, portanto, mais preparado(a).

Para a 1ª fase, é importante estar ciente também da nota de corte do curso que você irá prestar, isto é, a quantidade de acertos que você precisa ter para ser aprovado(a) para a 2ª fase do exame. Assim, você coloca como meta nos seus simulados atingir aquela pontuação e vai melhorando ao longo do tempo.

A redação é outro item que está presente na 2ª fase de todos os vestibulares e que costuma ter um peso grande, principalmente no ENEM. Portanto, é importante estipular um cronograma de preparação para essa parte do exame também, realizando, por exemplo, uma redação por semana, sem esquecer de se atualizar sobre os assuntos do momento para não ser pego de surpresa no tema das dissertações.

3 – Tenha uma rotina diária de estudos

Não deixe para estudar somente na semana de provas ou pior, começar a se preparar para os vestibulares somente no segundo semestre do ano. Estipule, desde já, uma rotina diária de estudos. Ao chegar da escola, pesquise por exercícios de vestibulares relacionados com os conteúdos que aprendeu na aula daquele dia e determine uma quantidade diária para você solucionar. Dessa forma, além de revisar o conteúdo dado em sala de aula, estando mais preparado(a) para a prova, você ainda estará treinando para os vestibulares do fim do ano.

4 – Mantenha-se atualizado 

Além de se preparar por meio do cronograma de estudos e revisões, o vestibulando também precisa se manter atualizado sobre os acontecimentos e notícias mais recentes em áreas como política, economia, meio ambiente, educação, cultura, entre outros.  Afinal, a maioria dos exames relaciona temas atuais nas redações e nos textos que servem de base para algumas questões. 

Para estar sempre atualizado, procure consumir o conteúdo de jornais e portais de notícias conceituados e não deixe de ouvir os diferentes lados envolvidos em cada história, por meio de artigos de opiniões e posicionamentos.

5 – Conte com a ajuda da escola ÉPOCA para ter um ano de sucesso

Muitas vezes, seguir sozinho uma rotina de estudos para o vestibular pode ser muito desafiador. Por isso, conte com a ajuda da escola ÉPOCA para enfrentar essa fase tão desafiadora de suas vidas!

Aqui na Escola Época contamos com as aulas dos Itinerários Formativos por Área (IFA), que é optativa – o aluno escolhe a trilha que vai querer estudar. Entre as opções estão: Ciências da Natureza, onde os alunos terão aprofundamento das aulas de Biologia, Matemática, Física e Química; e Linguagens e Humanas, que englobam a Literatura, Arte, História, Geografia, Filosofia e Sociologia. 

Há também as disciplinas Integradas (IFI), com o “Projeto de Vida” – disciplina que tem como objetivo oferecer um espaço de acolhimento aos jovens, dando a eles o suporte necessário para enfrentarem o Ensino Médio com segurança e total apoio emocional – e “Oficina de Produção de Texto”, que capacita os jovens, através da escrita e interpretação de textos, a desenvolverem senso crítico para discutir as questões mais importantes que permeiam a nossa sociedade.

 Além do IFA e do IFI, os alunos do Ensino Médio possuem também as disciplinas eletivas, que esse ano estarão dentro da própria grade curricular com as seguintes temáticas: Educação Financeira e Oficina de Educação e Tecnologia.

Agora que você já sabe quais dicas seguir, coloque a mão na massa e se prepare para um ano de muito sucesso!

Ah, e não esquece de compartilhar este texto com um amigo ou amiga que também precisa dessas orientações para mandar bem nos vestibulares.

Veja também

Dia Mundial da Água

Na última sexta-feira, dia 22 de março, foi celebrado o Dia Mundial da Água. A data foi criada em 1992 pela Organização das Nações Unidas

LEIA MAIS
×