5 dicas de como aprender inglês com filmes e séries

A importância do inglês é imensa em qualquer fase das nossas vidas, principalmente durante a infância, período no qual o contato com a língua facilita muito o aprendizado. É nessa fase que devemos estimular ao máximo a prática do idioma, através de desenhos educativos que ensinam inglês e principalmente do ensino da língua na escola e em um curso particular.

Entretanto, ao longo da adolescência, a prática do inglês também é fundamental na vida dos estudantes. Manter tal hábito durante esse período, ajuda os jovens a terem mais opções de carreira profissional no futuro, maior liberdade geográfica para trabalharem de onde quiserem, além de aumentarem suas chances de serem bem sucedidos profissionalmente.

Esses e outros benefícios do inglês, nós já citamos aqui no blog. Clique aqui e confira!

Apesar de ser importantíssimo praticar inglês na adolescência, a maioria dos jovens não fazem ou acabam fazendo pouco, tendo contato com a língua apenas uma vez por semana, durante a aula na escola, o que é insuficiente para a compreensão do idioma.

O que nem todos sabem é que dá pra desenvolver, e muito, o inglês através de práticas prazerosas do dia a dia, como assistir sua série ou filme favorito. Isso mesmo! Aprender inglês não precisa ser exclusivamente dentro de uma sala de aula. Você pode, e deve, ter contato com o idioma de outras formas. E se conseguir conciliar o estudo com um hábito que gosta, as chances de se dar bem no aprendizado são maiores ainda.

Confira abaixo, 5 dicas de como aprender inglês assistindo filmes e séries!

1 – COMECE POR FILMES E SÉRIES QUE VOCÊ JÁ ASSISTIU

Uma boa dica é começar assistindo aquele filme ou série que você já maratonou várias vezes e já sabe as falar de cor. Assim, ao ouvir os trechos em inglês, você se recordará da fala em português, fazendo a tradução sem nem perceber 😉

2 – OPTE POR FILMES OU SÉRIES COM DIÁLOGOS SIMPLES

Pra poder facilitar o seu aprendizado, prefira filmes ou séries que possuem um linguajar mais familiar, sem um vocabulário muito difícil, para que você compreenda com mais facilidade. As séries de comédia costumam ser uma ótima opção. Vai aqui algumas dicas: Friends, How I Met Your Mother, Brooklyn Nine-Nine, etc.

3 – ASSISTA PRIMEIRO COM LEGENDA EM PORTUGUÊS

Se não for um conteúdo que você já assistiu várias vezes e decorou as falas, comece assistindo, primeiro, com legenda em português, pra poder entender. Agora, caso seja aquele seu filme ou série do coração, que você sabe todas as falar de cor, pode pular essa etapa e ir direto para a próxima 😉

4 – DEPOIS, ASSISTA COM LEGENDA EM INGLÊS

Depois de assistir ao filme ou ao episódio com áudio em inglês e legenda em português, assista novamente com as legendas em inglês. Assim, ouvindo e vendo a escrita da palavra na tela, fica mais fácil identificar o vocabulário e compreender o diálogo. Caso tenha palavras que você não saiba o significado e não entenda a fala, vá pausando o filme, pesquise no dicionário e anote a tradução.

5 – POR FIM, ASSISTA EM INGLÊS SEM LEGENDA

Após passar por essas duas etapas, por fim, assista ao conteúdo com áudio em inglês e sem legendas. Depois de ter assistido com legendas em português e inglês, você vai ver que o entendimento vai ser facilitado e você vai compreender a maioria das falas sem precisar do dicionário.

Gostou das dicas? Então já chama os amigos pra uma sessão cinema esse fim de semana pra já colocarem os ensinamentos em prática =D