Escola Época

Como potencializar os estudos e mandar bem na semana de provas

Como potencializar os estudos e mandar bem na semana de provas

A semana de provas mensais já se iniciou para os alunos do Ensino Fundamental II e Ensino Médio da escola ÉPOCA. E, durante esses dias importantes, é normal que os jovens fiquem ansiosos e nervosos, porém, não se pode deixar que esse nervosismo e ansiedade afetem o seu desempenho durante os exames.

Se você se dedicou durante todo o bimestre, tirou suas dúvidas nas aulas, revisou os conteúdos e se preparou para as provas, não há motivos para se preocupar. É importante que os estudantes mantenham a calma, tenham uma rotina de estudos organizada e saibam focar bem durante a realização das provas, isso, com certeza, garantirá um bom desempenho.

Mas pra dar aquele empurrãozinho nessa semana tão importante, no texto de hoje nós separamos algumas dicas pra você potencializar os seus estudos e mandar bem nas provas. Se liga! 

1 – VARIE O CONTEÚDO

Cientistas comprovaram que é melhor variar o tema ao estudar, em vez de se concentrar apenas em uma área. No entanto, é aceitável e até mesmo preferível unir campos de assuntos relacionados ou semelhantes.

Por exemplo, em vez de apenas memorizar vocabulário em outro idioma, misture também a leitura. Se estiver estudando matemática, inclua vários conceitos juntos, ao invés de apenas um. Dessa forma, ao alternar o aprendizado, você acaba cansando menos o cérebro, tornando o estudo mais produtivo.

2 – COMECE PELA MATÉRIA QUE TEM MAIS DIFICULDADE

Caso você for estudar para duas provas no mesmo dia, comece estudando por aquele que tem mais dificuldade. Assim, seu cérebro estará descansado no início e terá mais facilidade em reter as informações. 

Como falamos no item anterior, é importante variar os conteúdos. Então, depois de estudar uma disciplina ou um tópico, mude para outro, que tem mais facilidade, dessa forma, seu cérebro já estará no ritmo dos estudos e não será tão difícil compreender o assunto, visto que já tem facilidade.

3 – RECOMPENSE SEU CÉREBRO

Marque no relógio cerca de 1 hora de estudo. Durante esse tempo, fique 100% focado(a) nas suas atividades, sem se distrair com outros assuntos. Após 1 hora, recompense seu cérebro e faça uma pequena pausa para beber uma água, responder uma mensagem, etc. De acordo com pesquisas, essa pausa faz aumentar a nossa produtividade, aumentando a eficiência do nosso estudo.

Uma técnica famosa de gestão de tempo, desenvolvida em 1988 pelo italiano Francisco Cirillo, a técnica de Pomodoro, indica que a pausa seja feita em um intervalo de tempo menor ainda, a cada 25 minutos, a fim de obter ainda mais produtividade.

4 – MUDE DE CENÁRIO

Pode parecer algo bobo, mas a mudança de cenário também influencia no nosso aprendizado.

Um psicólogo da UCLA apontou que mudar o local de estudo pode aumentar os níveis de retenção de informações e concentração.

Portanto, se você está estudando há cerca de 2 horas no mesmo ambiente, por exemplo, experimente fazer uma pausa, mudar o conteúdo estudado e trocar também o seu ambiente de estudo. Ao se deslocar de cenário, nosso corpo e mente se sentem mais motivados para trabalhar, podendo aumentar sua produtividade.

Mudar de cômodo já é suficiente, mas os especialistas recomendam, se possível, ir pra um ambiente ao ar livre, aumentando, assim, os benefícios.

5 – ASSUMA O PAPEL DE PROFESSOR

Pesquisas mostram que os alunos têm melhores chances de recordação ao aprenderem novas informações quando têm a expectativa de ensiná-las a outra pessoa. Além disso, estudos também sugerem que os estudantes se engajam mais e instintivamente buscam métodos de recordação e organização para o papel de “professor”. 

Portanto, experimente ensinar o que aprendeu a um colega ou, se não tiver ninguém por perto, finja que tenha e dê aula ao seu “colega imaginário”. Ao passar pelo processo de explicar o conteúdo em voz alta, se preocupando em dar exemplos para facilitar o aprendizado da pessoa, o conhecimento é reforçado e tende a ser memorizado com mais precisão.

6 – TENHA HÁBITOS SAUDÁVEIS

Ter uma rotina de alimentação saudável melhora a capacidade do cérebro no momento de se recordar e aprender novos conteúdos. Garantir uma boa noite de sono ajuda a fixar o conteúdo visto anteriormente e a preparar o cérebro para novas informações no dia seguinte.

A prática de atividades físicas também estimula todo esse processo, melhorando nossa saúde física e mental. Então não deixe de praticar essas atividades, principalmente na semana de provas.

Gostou das dicas? Então compartilhe com um amigo(a) pra ajudá-lo na semana de provas 😉

Veja também

Dia Mundial da Água

Na última sexta-feira, dia 22 de março, foi celebrado o Dia Mundial da Água. A data foi criada em 1992 pela Organização das Nações Unidas

LEIA MAIS
×