27 de março – Dia Mundial do Teatro

Nesta segunda-feira, (27), é comemorado o Dia Mundial do Teatro. A data foi criada, em 1961, pelo Instituto Internacional do Teatro (IIT), como forma de celebrar e incentivar a prática teatral em todo o mundo.

Os benefícios dessa atividade são inúmeros, principalmente entre crianças e adolescentes. Conheça, abaixo, alguns deles:

1. O aluno experimenta outras realidades

O teatro abre um mundo lúdico e cria a possibilidade dos alunos experimentarem diversas realidades que, normalmente, eles não têm contato. A experiência, muitas vezes, é bem completa com a vivência das circunstâncias do personagem, fazendo com que o ator aprenda a se colocar no lugar do outro e desenvolva sua habilidade de empatia.

1. Potencializa criatividade, espontaneidade e improvisação

A diversidade das atividades em aula e dos personagens vividos estimula a criatividade dos alunos. Afinal, para se colocar em uma nova realidade, ele precisa se perguntar sobre o contexto que permeia a realidade do seu personagem e viver, a partir de si mesmo, as situações, experimentando elementos que fogem a sua rotina.

Os exercícios de improvisação também estimulam a criatividade, além de contribuir para o desenvolvimento de um raciocínio mais rápido.

1. Técnicas de fala e retórica

A voz é um dos pilares do ator, por isso, durante a sua formação, o aluno faz vários exercícios para treinar sua capacidade de expressar os sentimentos, o que melhora a sua expressão verbal e corporal. Além disso, para criar um personagem, os atores vivenciam outros pontos-de-vista e contextos de diversos temas, o que ajuda a exercitarem a retórica em defesa dos pensamentos, além de terem contato com opiniões e argumentos distintos daqueles em que acreditam, estimulando à tolerância a respeito de diversos assuntos.

1. Senso de responsabilidade e comprometimento

O teatro não se faz com uma pessoa sozinha. Por trás de toda apresentação existem vários profissionais trabalhando para o espetáculo acontecer. Essa dinâmica cria uma forte consciência quanto ao papel de cada um no resultado final.

1. Menos timidez e mais autoestima

De todos os benefícios do teatro, um dos mais notáveis é a redução da timidez. Como a atividade trabalha expressão vocal, corporal, além do principal, que é estimular o relacionamento com outras pessoas, o teatro ajuda – e muito – as crianças e jovens a se soltarem mais, derrubando a barreira da timidez em prol da identidade do personagem.

Ao desenvolver a desinibição, consequentemente, o aluno se torna mais confiante e melhora sua autoestima, ao ver que está se relacionando melhor com as pessoas, se expressando mais e etc.

1. Incentivo a competências e habilidades sociais

Os jogos e atividades são pontes para os relacionamentos dentro do teatro. A interação entre alunos nos momentos de criação e o estudo dos personagens por meio de suas relações proporcionam uma outra experiência de convívio social. E é a partir desse conhecimento de si e do outro que se desenvolvem habilidades sociais, como empatia e trabalho em equipe, que depois são aplicados na vida escolar e pessoal dos jovens.

Pensando em todos esses benefícios e na importância de desenvolver os alunos em outros aspectos, a fim de melhorar seus relacionamentos no ambiente escolar, a escola ÉPOCA incentiva a prática teatral desde o Ensino Infantil, promovendo apresentações artísticas que acontecem anualmente, como forma de introduzir, aos poucos, a arte na vida dos pequenos.

Já no Ensino Fundamental II e Médio, os jovens têm a oportunidade de viverem o teatro na prática, através de aulas semanais que acontecem com a professora Luana, em parceria com a Fundação Cultural de Serrana.

Duas vezes no ano, os alunos se apresentam com peças teatrais e danças, colocando em prática o conhecimento adquirido ao longo do ano e desenvolvendo, assim, todas as habilidades citadas, proporcionadas pelo teatro.

E se liga, pois a próxima apresentação já tem data marcada: 26 de maio – Sarau com o tema do musical “Mamma Mia”. Nossos alunos já iniciaram os ensaios e estão se preparando para dar mais um show no palco da Fundação. Não percam!!