Escola Época

Em dúvida de qual carreira seguir? Conheça 10 profissões que estarão em alta no futuro

Em dúvida de qual carreira seguir? Conheça 10 profissões que estarão em alta no futuro

A tecnologia vem se desenvolvendo cada vez mais no mundo em que vivemos e transformando cada esfera da nossa vida, desde a forma com que nos comunicamos, até a maneira de nos alimentarmos e nos locomovermos.

Uma frase que sempre ouvimos de nossos pais é “Nunca converse com desconhecidos”. E quem diria que, na era tecnológica em que vivemos, não só conversaríamos com pessoas que não conhecemos, como pegaríamos carona com eles – através de aplicativos que se tornaram comuns e facilitaram nossas vidas nos últimos anos – ou até mesmo nos hospedaríamos em casas e apartamentos desses “estranhos”, por meio dos aplicativos de locação, também tão comuns nos tempos de hoje.

Fato é que a tecnologia vem modificando cada área da nossa vida, mudando a forma com que nos comunicamos, nos relacionamos e vivemos, de forma geral. Com esse avanço, muitas coisas que existiam no passado, hoje já não existem mais, como as locadoras, lan-houses, orelhão…etc.

Modelos de negócios deixam de existir para outros surgirem, em uma Era mais moderna, onde o digital coordena todas as relações. E as carreiras profissionais também não ficam de fora de toda essa transformação. Enquanto algumas carreiras se tornam ameaçadas e em crise com a evolução tecnológica, muitas outras estão em ascensão e prometem um futuro promissor para aqueles que as seguirem.

COMO SERÃO AS PROFISSÕES DO FUTURO?

No geral, as profissões do futuro serão aquelas que envolvem tecnologia, desenvolvimento humano e se preocupam também com a preservação do meio ambiente. 

É claro que já existem inúmeras posições de trabalho nessas áreas, mas os empregos do futuro serão aqueles que utilizam essas três em conjunto, apoiando o desenvolvimento tecnológico e humano sem destruir o meio ambiente.

QUAIS SÃO AS PROFISSÕES DO FUTURO?

Preparamos, abaixo, uma lista com as 10 profissões que tendem a estar em alta nas próximas décadas. Se liga!

1.  Analista de big data

Hoje em dia, tudo que você faz na internet vira informação. Sempre que você baixa um aplicativo, por exemplo, ou faz uma compra pela internet, essas ações geram dados que são armazenados pelas empresas.

O Analista de Big Data utiliza esses dados para saber o que as pessoas estão consumindo, seja em produtos ou entretenimento. Essas informações são importantes para as empresas, pois permite que elas elaborem melhor seus objetivos e criem produtos que atendam melhor seu público-alvo.

O Analista de Big-Data é responsável, portanto, por organizar e analisar esses dados, gerando informações importantes para a tomada de decisões das empresas, para que essas possam faturar ainda mais com esses dados.

2.  Especialista em cibersegurança

Se nossas informações são cada vez mais valiosas, a segurança delas é muito importante. É aí que entram os especialistas em cibersegurança. Eles são responsáveis por encontrar e resolver falhas em sistemas, bancos de dados e redes de computadores. 

Além disso, eles também se certificam que esses sistemas estão sempre seguros e atualizados, criando relatórios de risco e mantendo qualquer informação importante longe de possíveis hackers.

3.  UX designer

UX é uma sigla em inglês para “user experience”, que significa “experiência do usuário”. Esse profissional é encarregado de fazer com que a interação das pessoas com aplicativos e softwares seja a mais tranquila possível. 

Como ele faz isso? Utilizando pesquisas e ferramentas específicas da profissão, ele consegue descobrir como cada usuário interage com o seu programa, identificando áreas que precisam de aprimoramento.

Já baixou um aplicativo para o seu celular e ele era confuso, travava ou era ruim de usar? Provavelmente, a equipe que fez ele não tinha um UX designer e a tendência é que no futuro a maioria dessas empresas tenham, facilitando a nossa experiência no ambiente digital.

4.  Analista de mídias sociais

Essa é uma profissão relativamente nova, mas que tem grande tendência de crescimento. Com redes sociais cada vez mais presentes no nosso cotidiano, muitas empresas têm interesse em entender melhor como utilizá-las para seu benefício.

O profissional dessa área é responsável por monitorar as interações e engajamento dos usuários nas mídias sociais, além de elaborar toda a estratégia de conteúdo para cada perfil.

Ele também precisa entender como funcionam os mecanismos de busca da internet, sendo capaz de criar estratégias para aumentar a presença de uma marca ou empresa no mundo digital. 

5.  Especialista em energias renováveis

A geração de energia por meios renováveis é uma preocupação global e vem ganhando mais importância todos os anos. 

Os especialistas desse ramo têm como papel principal identificar maneiras eficientes de implementar sistemas para a captação de energia renovável. Eles também precisam ser capazes de elaborar projetos para criação de usinas de energia solar ou eólica, tendo sempre em mente o impacto ambiental delas.

6.  Profissionais de saúde mental

Não é novidade que problemas relacionados à saúde mental estão crescendo entre as novas gerações. Enquanto não se encontra uma solução definitiva para esse crescimento, os profissionais especializados nesse ramo vão estar em grande demanda.

Psicólogos, psiquiatras, psicanalistas e terapeutas são algumas das profissões que se encaixam nessa área de atuação.

7.  Geneticistas

Como o próprio nome sugere, os geneticistas são responsáveis por estudar a fundo os genes dos seres humanos, fazendo coisas que, no passado, só eram possíveis nos filmes de ficção científica. 

A partir de análises laboratoriais, eles são capazes de identificar, por exemplo, predisposição para certas doenças. Ou seja, analisando o seu DNA, você pode descobrir se tem chance de desenvolver doenças como o Parkinson ou Alzheimer e começar a se prevenir antes mesmo dos primeiros sintomas.

Essa, portanto, é uma profissão que tende a revolucionar a ciência e a medicina, trazendo inúmeros avanços para nossa sociedade.

8.  Desenvolvedor de software

Em um mundo cada vez mais conectado e integrado com a tecnologia, o desenvolvedor de software nunca vai ficar sem trabalho. Essa já é uma das profissões em alta do mercado de trabalho e a demanda por profissionais só cresce.

Utilizando diversas linguagens de programação, como Python, Java e C+, o desenvolvedor de software é responsável pelo design, implementação e desenvolvimento de novos programas. 

Esse profissional também vai ter que aprimorar sistemas e serviços já existentes, propondo melhorias e novas funcionalidades.

9.  Especialista em e-commerce

A venda de produções e serviços pela internet estava em constante crescimento, mas, com a chegada da pandemia, precisou se expandir ainda mais rápido. Isso tornou o especialista em e-commerce um profissional muito procurado pelo mercado de trabalho.

Esse profissional precisa desenvolver e atualizar constantemente as páginas de produtos nas lojas virtuais. Ele também deve estar alinhado com o setor de marketing e vendas, planejando e implementando estratégias de marketing voltadas ao e-commerce.

10.  Gestor de resíduos

Essa é mais uma profissão ligada diretamente à preservação do meio ambiente. A geração de lixo urbano e outros resíduos ligados à atividade industrial é um problema que vem causando dor de cabeça em empresários e governantes.

O gestor de resíduos é a pessoa mais indicada para identificar maneiras de diminuir o impacto que a geração de lixo no meio ambiente. 

Ele elabora estratégias para descartar esses resíduos de maneira adequada, além de ser capaz de desenvolver e aprimorar processos que diminuam a geração desses resíduos, incentivando a reutilização e reciclagem de materiais.

E aí, se interessou por alguma dessas áreas? Aproveite para pesquisar sobre cada uma delas e tirar todas suas dúvidas até o vestibular. Quem sabe você não se torna um profissional do futuro? Pense nisso e bons estudos!

Veja também

Dia Mundial da Água

Na última sexta-feira, dia 22 de março, foi celebrado o Dia Mundial da Água. A data foi criada em 1992 pela Organização das Nações Unidas

LEIA MAIS
×