Escola Época

A importância dos jogos de tabuleiro para o desenvolvimento cognitivo das crianças

A importância dos jogos de tabuleiro para o desenvolvimento cognitivo das crianças

Sabemos que a infância é um período crucial para o desenvolvimento de diversas habilidades de uma criança. É nessa fase, principalmente durante a primeira infância (até os 6 anos), que o sistema cognitivo se desenvolve. Por isso é comum ouvirmos que o aprendizado de um novo idioma, por exemplo, é facilitado nessa fase. Afinal, neste período, as crianças estão mais abertas para o aprendizado, de forma geral, tornando a assimilação de informações mais fáceis e assertivas.

É nessa idade, portanto, que atividades educativas devem ser estimuladas, visando o desenvolvimento de aspectos como atenção, concentração, elaboração de processos estratégicos, memória e raciocínio.

E uma forma de desenvolver todas essas características nas crianças desde cedo, é incentivando-as a jogarem jogos de tabuleiro. Isso mesmo! Os jogos de tabuleiro são ótimos para desenvolver o raciocínio. Isso porque a maioria deles envolve estratégia, o que faz as crianças pensarem e desenvolverem raciocínio lógico.

Sem contar que a maioria dos jogos de tabuleiro são jogados em dupla ou em grupo, o que estimula a socialização. Além disso, dependendo do jogo, é possível que a criança encontre situações semelhantes da vida real, como, por exemplo, a necessidade de regras, esforço e motivação para alcançar um objetivo, o que acaba ensinando-as a enxergarem as situações da vida com um outro olhar e com uma maior capacidade para resolver problemas.

Para te convencer que os jogos de tabuleiro vão além do entretenimento, separamos, abaixo, 4 benefícios gerados por eles. Confira:

1) DESENVOLVE O SISTEMA COGNITIVO E SOCIAL DAS CRIANÇAS

Como dissemos, os jogos de tabuleiro são capazes de colocar os pequenos em situações de conflito, ensinando-as a pensarem em estratégias para resolver as situações do jogo, o que estimula o raciocínio lógico e a resolução de problemas. Dessa forma, eles podem aprender habilidades sociais bastante úteis para a vida adulta e, também, para uma infância plena. 

Sem contar as habilidades cognitivas que também são desenvolvidas através de atividades simples, como o reconhecimento de números e padrões, até estimativas e cálculos complexos. 

2) REDUZ O ESTRESSE

Pode parecer que não, mas as crianças também enfrentam momentos de estresse. A rotina escolar pode gerar cansaço nos pequenos e os jogos ajudam a relaxar nesse sentido. Por exigir concentração, a criança fica focada somente no que está fazendo, sem pensar em demais problemas.

É uma espécie de escape, assim como fazer exercícios físicos e ler. Porém, como os jogos geralmente são em grupo, você ainda ganha um tempo de diversão em família!

3) PROMOVE MOMENTOS DE DIVERSÃO

Além de todos os benefícios para o desenvolvimento pessoal das crianças, os jogos, é claro, são capazes de gerar muita diversão e entretenimento para os pequenos. Até porque a maioria são jogados em grupo, o que estimula o contato com os amigos e a socialização, gerando momentos bem prazerosos para as crianças e até para os pais, que podem brincar juntos.

4) FORTALECE VÍNCULOS

Criar uma tradição especial com os filhos é uma ótima forma de fazer vínculos, e certamente algo que eles se lembrarão mesmo na vida adulta. Escolher um dia da semana e transformá-lo na tradicional “Game night” é algo que vai deixá-los super animados, além de fortalecer o vínculo da criança com a família.

Gostou das dicas? Então aproveita e separa um tempinho no fim de semana pra jogar algo legal com os pequenos. Aqui vão algumas dicas de jogos de tabuleiro:

  • Banco Imobiliário
  • Cara a Cara
  • Jogo da Vida
  • Perfil
  • Detetive
  • War
  • Xadrez
  • Dama
  • Entre outros.

Veja também

Dia Mundial da Água

Na última sexta-feira, dia 22 de março, foi celebrado o Dia Mundial da Água. A data foi criada em 1992 pela Organização das Nações Unidas

LEIA MAIS
×