No último dia 5 de junho foi comemorado o Dia Mundial do Meio Ambiente. A data foi instituída, na década de 70, pela Organização das Nações Unidas (ONU) com o objetivo de chamar a atenção de todas as esferas da população para os problemas ambientais e para a importância da preservação dos recursos naturais.
O porquê da data
Mas será mesmo que era necessário criar uma semana inteira para falarmos do meio ambiente? Por qual motivo será que essa data foi estabelecida?
Bom, há muito tempo atrás os recursos naturais eram considerados, por muitos, inesgotáveis. Mas, nos últimos anos essa previsão mudou.
O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas prevê que em 2030 – daqui há menos de 10 anos – a temperatura do planeta terra pode aumentar em 1,5ºC. E o que isso afetará nas nossas vidas? Fome, queda de atividade econômica e crise social são algumas das consequências que o aquecimento global pode trazer.
E o que pouca gente sabe é que esse aumento de temperatura global é causado, em grande parte, por nós, seres humanos, através de práticas inadequadas como: descarte inadequado de lixo, falta de coleta seletiva e de projetos de reciclagem, consumo exagerado de recursos naturais, desmatamento, inserção de espécies exóticas, uso de combustíveis fósseis, desperdício de água, entre outros.
Tudo isso pode e deve ser evitado, através da mudança dos nossos hábitos. Por isso a importância da Semana do Meio Ambiente, afinal, ela veio para incentivar práticas sustentáveis, incentivando reflexões sobre nossos atos e sobre como podemos melhorar nossas ações para criar um planeta mais seguro para as próximas gerações.
Educação ambiental nas escolas
Sendo assim, a importância de trabalharmos campanhas de conscientização a favor do meio ambiente torna-se evidente em todos os espaços, inclusive nas escolas. Afinal, é aqui que as crianças passam boa parte do seu tempo, portanto, ao criarem hábitos conscientes na escola, elas acabam levando essas boas práticas para casa e incluem os bons comportamentos em suas vidas, como um todo.
Pensando nisso e levando a sustentabilidade como um grande pilar da educação, a escola ÉPOCA promoveu, ao longo dessa semana, uma série de atividades com os alunos do Ensino Infantil e Fundamental I, com o objetivo de conscientizá-los sobre o impacto de suas ações no meio ambiente.
Através de vídeos, contação de histórias e dramatizações as crianças puderam compreender a importância de terem atos conscientes durante a rotina para colherem frutos positivos no futuro.
Como o processo de educação é um caminho de mão dupla, com escola e família se apoiando, as professoras refletiram com os alunos sobre a importância dos atos conscientes não acontecerem somente na escola, mas se estenderem para o lar de cada um e para suas vidas como um todo.
Pensando nisso, as crianças levaram para casa sementes de girassol para plantar com a família, continuando, assim, o processo consciente que aprenderam nas aulas, além de compreenderem mais de perto o processo de plantio e germinação.
Agora, contamos com vocês, pais e responsáveis, para darem continuidade nesse lindo aprendizado que plantamos com os alunos durante essa semana. Juntos podemos transformar!