No último dia 17 foi comemorado o Dia da Proteção às Florestas e do Protetor das Florestas, Curupira. Você sabe a importância dessa data e da figura do Curupira para a cultura brasileira?
No texto de hoje, a gente te explica!
DIA DA PROTEÇÃO ÀS FLORESTAS
As florestas são tão importantes para o nosso ecossistema que elas possuem um dia exclusivo dedicado à sua proteção. Mas por que será que elas são tão importantes assim?
As florestas são essenciais para o bem-estar da humanidade e, mais do que isso, para o equilíbrio ecológico do planeta terra. Entre os diversos benefícios proporcionados por elas, podemos citar:
- A regulação do clima, através do gás carbônico;
- Função de abrigo para os povos originários e suas culturas;
- Reserva de biodiversidade;
- Realização de serviços ecossistêmicos, como a polinização e dispersão de sementes;
- Preservação de recursos hídricos;
- Fonte de recursos renováveis;
- E muito mais!
Ainda assim, nosso histórico de cuidado com esse bioma deixa a desejar. Por isso o 17 de julho é tão importante. Para refletirmos e nos conscientizarmos sobre o reflexo das nossas ações no meio ambiente e como elas podem interferir na nossa qualidade de vida no futuro.
E quando falamos em preservação e proteção das florestas e do meio-ambiente, logo surge uma figura em nossa mente: o Curupira.
Conhecido como “Protetor das Florestas”, o Curupira é um importante personagem do folclore brasileiro desde a época do descobrimento do Brasil, em 1500. Na década de 70, o estado de São Paulo decretou uma lei que o instituiu como “símbolo estadual do guardião das florestas”, formalizando essa relação de proteção com a natureza.
Tá, mas quem foi o Curupira e por que ele está ligado à proteção das florestas?
O Curupira é uma importante figura do folclore conhecida pelos seus cabelos vermelhos e pelos pés virados para trás. Característica esta que, segundo a lenda, ajuda a enganar os inimigos, uma vez que seus passos ficam na posição trocada, dando a falsa impressão de que estão chegando perto dele, quando, na realidade, acontece o contrário.
Segundo o folclore, o Curupira protege as florestas das agressões constantes do homem, tais como desmatamento e caça de animais. Os agressores são atraídos por essa figura e nunca mais retornam, perdendo-se na mata. No caso de caçadores, o Curupira é conhecido por transformar a família deles em caça e, só após o caçador ter matado seus familiares, ele reconhece que, na realidade, eram pessoas de sua família. A lenda também afirma que os índios levavam presentes para evitar o terrível ataque do Curupira. Além de aniquilar os destruidores da floresta, o Curupira possui a capacidade de ressuscitar os animais mortos pelo homem.
Apesar de ser uma lenda, essa história serve para nos motivar a sermos protetores reais da natureza, nos conscientizando sobre nossas ações, de modo a reduzir os impactos negativos que causamos ao planeta terra.
É papel de todos nós continuarmos a missão iniciada pelo Curupira de construir um lugar melhor e mais saudável para as próximas gerações viverem no futuro.
E você? Vem fazendo sua parte?