Como escolher minha carreira profissional? Veja algumas dicas

Se você está no Ensino Médio ou se vai entrar no próximo ano, já deve estar ouvindo a famosa e recorrente pergunta: “Já sabe o que vai prestar no vestibular?”. Essa pergunta pode assustar muitos jovens, mas ela é, de fato, importante.

Se você já está se encaminhando para a reta final dos estudos, é fundamental que já comece a pensar nos planos para o futuro. E nesses planos está a decisão de qual carreira profissional seguir.

É claro que você não deve se pressionar e se cobrar tanto para entrar no Ensino Médio já sabendo o curso exato que vai cursar no superior. Porém, é importante ir pesquisando sobre o assunto para definir, pelo menos, a área que seguirá: exatas, humanas ou biológicas. Assim, você pode enfatizar os seus estudos nessas disciplinas nos três últimos anos, já se preparando melhor para o vestibular. E o ideal é que no último ano do Ensino Médio você já tenha algumas opções em mente para poder colocar na hora das inscrições dos exames.

Não faz ideia de como escolher sua carreira? No texto de hoje, a gente te dá algumas dicas. Se liga!

1 – CONHEÇA SUAS HABILIDADES

A primeira dica é saber reconhecer as suas habilidades. Todo estudante tem uma área que se desempenha melhor: exatas, humanas ou biológicas. Se você costuma mandar bem em matemática, física e química, por exemplo, provavelmente você se daria bem em algum curso de exatas, como engenharias, arquitetura, contábeis, entre outras.

Ao saber a qual área você pertence e gosta, já é possível descartar diversas outras opções. Sabendo que você é de exatas, por exemplo, as carreiras de humanas, que estão relacionadas com estudos teóricos, como direito, filosofia, comunicação…já podem ser descartadas.

Portanto, identifique qual área você gosta mais e se desempenha melhor e, depois, procure os cursos relacionados a este campo.

2 – SAIBA O QUE VOCÊ QUER PARA O FUTURO

Como você imagina sua rotina daqui uns 10 anos? Essa é uma boa pergunta para te ajudar a descobrir a profissão ideal.

Por exemplo, algumas pessoas não gostam de ter rotina e preferem passar cada dia em um local diferente, desempenhando funções diferentes, do que ficar em um escritório na maior parte do tempo, trabalhando no computador.

Saber que tipo de rotina você quer ter, também vai te ajudar a escolher o caminho profissional a ser seguido. Se você prefere desempenhar funções diferentes em lugares diferentes, deve escolher uma carreira que te permita essa flexibilidade.

O marketing digital, por exemplo, é uma área que está bem em alta nos dias de hoje e oferece uma variedade de serviços que podem ser executados, na maioria das vezes, de qualquer lugar. Assim, você pode prestar serviços para uma empresa de Salvador, por exemplo, morando em São Paulo e fazendo seu trabalho um dia em casa, pelo computador, outro dia na praia, pelo celular, ou como preferir.

3 – PESQUISE SOBRE A CARREIRA NO MERCADO

Pesquisar sobre a área que você está pensando em seguir é indispensável neste momento. Muitas pessoas acabam escolhendo um curso que já foi promissor no passado, mas que hoje já vai tão bem assim. Por esse motivo, acabam tendo dificuldades de conseguir emprego após a faculdade e se frustram por isso.

Para evitar que isso aconteça, pesquise a fundo sobre a carreira, veja se ela oferece uma boa empregabilidade na sua região e se tem boas previsões sobre este mercado no futuro. Algumas carreiras podem ser brilhantes em algumas regiões do país, mas em outras não. Portanto, pesquise como vai o mercado para não se frustrar depois do curso.

Clique aqui e confira o texto que preparamos com 10 profissões que prometem estar em alta no futuro!

4 – CONHEÇA A GRADE CURRICULAR DO CURSO

Uma outra forma de conhecer um curso e saber se você vai realmente gostar de cursá-lo, é pesquisando a grade curricular dele nas universidades.

A grade curricular é exatamente todas as disciplinas que você vai cursar na faculdade, em determinado curso. Ao ver os assuntos que serão abordados, já é possível saber se há uma afinidade e interesse pela área ou não, o que pode te ajudar a selecionar ou descartar uma carreira.

5 – TENHA EXPERIÊNCIAS DIFERENTES

Antes de escolher uma carreira, busque ter experiências diversas de vida para conhecer as possibilidades de atuação profissional. Isso pode ser feito através de cursos, trabalhos voluntários, ajudar algum familiar no negócio da família, etc. Essas experiências já te colocam em contato com determinada área e pode te ajudar a escolher ou descartar algo.

Os projetos extracurriculares oferecidos no Ensino Médio, como o Projeto de Vida e os Itinerários Formativos também podem te ajudar a escolher qual caminho seguir. Por isso, não deixe de participar e se dedicar nessas aulas 😉