Dia Nacional do Livro: aprenda técnicas de como estimular a leitura no dia a dia

Hoje, dia 29 de outubro, é comemorado o Dia Nacional do Livro. E pra celebrar essa data, no texto de hoje, vamos abordar um pouco da importância da leitura na formação escolar e dar dicas de como você pode criar o hábito da leitura, mesmo se já for adolescente (sim, é possível). Vem com a gente aprender 😉

IMPORTÂNCIA DA LEITURA

Você já deve estar ciente de que a leitura é um hábito importantíssimo e que deve ser estimulado desde a infância. Porém, o que muitos talvez não saibam é que esse hábito pode ser construído na adolescência ou até mesmo na fase adulta. Se você não é apaixonado por leitura desde a infância, não tem problema. Saiba que é possível sim desenvolver essa prática ao longo da vida e colher inúmeros benefícios com ela.

Antes de explicar como fazer isso, primeiro vamos apresentar as principais vantagens que a leitura pode proporcionar na adolescência. Se liga:

1 – Melhora o vocabulário

A principal forma de expandir o vocabulário é através da leitura. Um jovem que possui esse hábito e lê diferentes gêneros de texto ao dia, aumenta consideravelmente o seu vocabulário, conhecendo a grafia e o significado de palavras novas, que podem ser usadas, inclusive, nas redações dos vestibulares, aumentando seu desempenho nos textos.

2 – Aprimora as técnicas de escrita

Além de melhorar a escrita, através da expansão do vocabulário, a leitura também é capaz de aprimorar essa prática pelo domínio de outras variáveis da língua portuguesa. Um jovem que possui o hábito da leitura, além de ter um vocabulário mais amplo, acaba conhecendo e compreendendo melhor figuras de linguagem, conectivos, conjunções e outros recursos importantíssimos da língua portuguesa, que também podem e devem ser usados nas redações para enriquecer o texto.

3 – Fortalece o pensamento crítico

Outro ponto importantíssimo desenvolvido pela leitura é o fortalecimento do pensamento crítico. Afinal, quando a gente lê diferentes textos sobre determinado assunto, conhecendo argumentos de diferentes pontos de vista, a gente aprende a dissertar sobre aquele tema com argumentos convincentes, criando uma opinião sobre o assunto, que pode ser utilizada para defender determinada tese em uma redação, por exemplo, ou até mesmo em discussões importantes em sala de aula.

Além dessas três vantagens, a leitura é capaz de promover uma série de outros benefícios, como aumento do foco e da concentração, desenvolvimento da criatividade, redução do estresse, entre outros.

Agora que você já sabe os benefícios, bora aprender a estimular esse hábito? Se liga nas dicas!

COMO ESTIMULAR A LEITURA?

1. Escolha um gênero que você gosta

Se você ainda não tem o hábito da leitura, não tente começar por assuntos complexos, pois as chances de você desanimar e desistir da prática são grandes. Escolha uma área do seu interesse para tornar a prática prazerosa.

Se você gosta de esportes, por exemplo, que tal ler revistas ou reportagens sobre a sua modalidade preferida? Você pode ainda acessar o site do seu clube do coração e saber tudo que tá rolando sobre o time.

Já se você é apaixonado por filmes e séries, também pode pesquisar blogs sobre eles e ler resenhas e comentários das suas produções preferidas. Ou ainda, pode optar pela opção tradicional de ler um livro sobre o gênero que mais curte.

2 – Utilize a tecnologia

Você não precisa, necessariamente, comprar livros físicos para desenvolver o hábito da leitura. Com um simples smartphone é possível ler infinitas páginas de texto por dia, seja por meio de livros digitais ou outros meios, como reportagens, notícias, blogs, resenhas, etc.

Quando estiver navegando a toa pelo Insta ou Tik Tok, procure algum assunto interessante no formato de texto e dedique um tempo a essa atividade. Essa é uma excelente forma de iniciar a prática 😉

3 – Crie micro-hábitos

Se você não possui o hábito da leitura desenvolvido, não queira começar com metas altas de ler um livro por mês, por exemplo. Comece com pequenos estímulos, para evitar que você desista da prática. Você pode estipular, por exemplo, uma meta de 20 minutos de leitura por dia ou 15 páginas diárias, etc. Crie hábitos pequenos no início, assim fica mais fácil de seguir a prática e, com o tempo, você pode ir aumentando essa meta.

E aí, gostou das dicas? Bora colocar em prática? Escolha alguma história que você gosta pra começar a leitura, poste uma foto do livro ou do assunto nos stories e marque a @escolaepocaserrana para reportarmos e incentivar essa prática pra mais colegas 😀