05/11 – Dia do Designer Gráfico: entenda o que faz e qual a importância desse profissional

Hoje, dia 5 de novembro, é comemorado o Dia do Designer Gráfico. Você sabe o que faz, em quais áreas atua e qual a importância deste profissional no mercado? No texto de hoje, a gente te conta!

O QUE FAZ UM DESIGNER GRÁFICO?

O designer gráfico é o profissional que atua na criação de projetos visuais que visam comunicar e representar ideias. Essas representações estão presentes em quase todo nosso dia-a-dia como em livros, logos, embalagens, placas em formas de figuras, textos, animações e outras ferramentas de comunicação.

O designer  é, portanto, o responsável pela criação de toda a parte visual de um material de divulgação, produzindo logotipos, imagens, textos, diagramações, animações, infográficos,   etc, buscando transformar uma ideia em algo visual e chamativo.

O QUE É PRECISO PARA SE TORNAR UM DESIGNER?

Para seguir a profissão de designer gráfico é preciso gostar de arte e ter afinidade com desenho. Além de ser indispensável a criatividade.

Para atuar nessa área não é preciso um diploma de graduação, porém se formar no curso de Design Gráfico em uma universidade é um diferencial para a carreira.

É válido saber que o designer gráfico atua com softwares de edição para desenvolver seus projetos, como Photoshop e Illustrator. Portanto, saber usar essas ferramentas é fundamental.

Se você tem afinidade com a área e gostaria de experimentar, uma boa dica é começar, ainda no Ensino Médio ou antes, um curso de Desenho Gráfico para aprender a utilizar esses softwares. Assim, você pode descobrir se gosta realmente ou não dessa área 😉

COMO ESTÁ O MERCADO DE TRABALHO PARA O DESIGNER GRÁFICO?

Hoje em dia, com o avanço da tecnologia, a profissão de designer gráfico tem se tornado cada vez mais valorizada e em alta no Brasil. Com o crescimento das marcas no universo digital, principalmente após a pandemia, o número de sites, e-commerces, aplicativos e redes sociais de empresas cresceu consideravelmente, aumentando a procura pelos profissionais de Design, que podem atuar em diversos segmentos do mundo digital, como produção de conteúdo para mídias sociais, criação visual de sites, banners para internet, blogs, vinhetas para vídeos, campanhas online, etc.

Uma grande vantagem dessa profissão é que ela permite uma grande liberdade ao profissional, que pode escolher trabalhar para uma empresa, ser autônomo ou até mesmo os dois modelos.

Outra vantagem é que nessa área, na maioria dos negócios, há a possibilidade de trabalhar remotamente. Dessa forma, o designer pode prestar serviços para empresas ou clientes de quaisquer cidades, estados ou países, sem precisar, necessariamente, se mudar, realizando o trabalho de home-office.

EM QUAIS ÁREAS UM DESIGNER PODE ATUAR?

O designer gráfico pode seguir carreira autônoma conquistando seu próprio quadro de clientes; carreira acadêmica, ministrando aulas em cursos livres ou de graduação; ou ainda seguir carreira em uma empresa, podendo trabalhar em diversas áreas, como:

• Editoras;
  • Gráficas;
  • Agências de Publicidade;
  • Escritórios e estúdios de Design;
  • Departamentos de Comunicação de empresas;
  • Empresas que produzem embalagens;
  • Emissoras de TV;
  • Empresas Cinematográficas;
  • Produtoras de Vídeos;
  • Etc.

Dependendo da área de especialização, o designer gráfico ainda pode atuar desenhando novos produtos como móveis, vestuários, joias, equipamentos médicos, eletrodomésticos, peças para maquinários, dentre outros objetos que consideram os aspectos estéticos, funcionais e utilitários.