Xadrez para crianças: benefícios e como ensinar os primeiros passos

Você já deve ter ouvido falar que o xadrez é um dos jogos mais beneficentes que existe, não é mesmo? E realmente é. Tanto para jovens, como para adultos, a prática é capaz de desenvolver diversas áreas do cérebro, melhorando a concentração e o foco, estimulando o raciocínio, melhorando a paciência e o estímulo criativo, entre outros benefícios.

E engana-se quem pensa que o xadrez é um jogo só para adultos. As crianças podem e devem ser incentivadas a jogar, pois, quanto mais cedo tiverem contato com essa prática, maiores serão os benefícios ao longo do seu desenvolvimento, ajudando até no aprendizado escolar. Isso mesmo!

No texto de hoje, a gente traz algumas dicas de como ensinar xadrez para as crianças. Se liga!

1. TENHA CALMA E RESPEITE A EVOLUÇÃO DA CRIANÇA

A primeira dica é começar com calma. O xadrez é um jogo complexo e algumas regras precisam de tempo para serem absorvidas. Aos poucos, as crianças absorvem os movimentos, passam a entender melhor o jogo e começam a criar suas próprias táticas.

Os pais que querem ensinar xadrez aos filhos precisam entender que seu conhecimento do jogo pode ser muito superior ao das crianças, portanto, é preciso respeitar a curva de aprendizado. Forçar ensinamentos não é legal, pois, além da criança não aprender, ela pode perder o interesse de vez na brincadeira.

Tenha a sensibilidade para captar as dificuldades e não se preocupe com deslizes que as crianças cometam, aos poucos elas vão captar a ideia principal.

1. COMECE EXPLICANDO A TORRE

A maioria dos pais começam a ensinar o xadrez com os peões, que são as peças mais abundantes e “de menor valor”. Entretanto, os peões são peças complexas que fazem mais de um tipo de movimento. Mesmo sendo as peças “mais comuns”, isso não significa que sejam simples.

O ideal é começar explicando sobre a torre, já que essa peça tem movimentos mais simples, apenas para os lados ou para frente. Dessa forma, é a melhor opção para introduzir as crianças no jogo.

1. ENSINE UMA PEÇA POR VEZ

Alguns pais falham em ensinar o xadrez, pois fazem uma breve explicação de cada peça e já partem para uma partida-treino. O ideal é deixar a criança brincar com os movimentos da peça, entender uma por uma com mais profundidade antes de juntar todas em uma partida.

Você pode começar preenchendo o tabuleiro e permitindo que a criança mexa, primeiramente, a torre. Depois de perceber que seu filho captou bem os movimentos dela, chega o momento de passar para outra peça.

Ao fazer esse procedimento com cada uma das peças, a criança terá tempo e prática para absorver os conceitos da movimentação.

Gostou das dicas? Então coloque-as em prática agora mesmo e ensine valores importantes ao seu filho(a) através de brincadeiras importantes como essa.