Mês da Consciência Negra: entenda o significado dessa data

No último dia 20 foi celebrado o Dia da Consciência Negra, uma data importantíssima que celebra a luta contra o racismo no nosso país. Mas você sabe como surgiu essa data? E por que a celebração é feita no dia 20 de novembro? No post de hoje a gente te explica a história dessa luta tão importante.

História do dia 20 de novembro

No dia 20 de novembro de 1695, o bandeirante Domingos Jorge Velho matou Zumbi dos Palmares, um dos maiores líderes na luta pela liberdade dos negros no Brasil. Por conta dessa tragédia, o dia foi escolhido como o Dia da Consciência Negra, a fim de conscientizar o povo sobre a força e a resistência ao sofrimento da população negra no Brasil, desde a colonização.

Hoje, a data é considerada feriado em 5 estados brasileiros: Alagoas, Amazonas, Amapá, Mato Grosso e Rio de Janeiro, englobando mais de 1000 cidades.

Luta por várias causas

Apesar da data simbolizar um grande significado e ter trazido diversas conquistas para a comunidade negra ao longo dos anos, infelizmente, ela não foi capaz de acabar com o preconceito e todos os maus tratos que os negros sofriam na época.

A população negra ainda era submetida às piores sevícias e ao trabalho forçado durante o regime de escravidão, que no Brasil foi o mais longo da história, durando mais de 350 anos. E mesmo após a Lei Áurea, implementada em 1998 , que aboliu a escravatura no país, os negros não foram libertos totalmente. Eles deixaram de ser escravizados, mas foram largados à própria sorte, sem recursos mínimos para sua sobrevivência e desenvolvimento, sendo ainda vistos como escória da sociedade.

Até mesmo hoje, 134 anos depois da Lei Áurea, as consequências dessa abolição tardia continua assombrando a população negra no Brasil. O olhar de desprezo sobre quem possui pele negra prevalece na sociedade brasileira, tanto no aspecto da inclusão social, como também nas oportunidades profissionais.

Um levantamento do site Vagas.com, aponta que apenas 0,4% dessa população ocupa cargos de diretoria em empresas brasileiras, o que nos mostra que a luta por equidade ainda deve permanecer em nosso país.

São necessárias mudanças estruturais profundas em nossa sociedade para que esta população – que inclusive é maioria numericamente no Brasil – passe a ter os mesmos direitos e o mesmo respeito que as demais raças possuem.

Portanto, o dia da consciência negra deve ser um dia de reflexão e de luta contra todas as práticas danosas a esse povo, como por exemplo, a negação da existência do racismo e a classificação de atos preconceituosos como “vitimismo”, que, infelizmente, ainda acontece muito no nosso país.

A história mostra os fatos, o presente confirma o passado e é nesse presente que devemos resgatar a dignidade humana de todos os brasileiros. Que a luta continue e que no futuro possamos nos orgulhar da nação em que vivemos e que a diversidade e a pluralidade de povos seja vista com respeito e naturalidade por todos que habitam o nosso país.