Como se preparar para a segunda fase dos vestibulares

A chegada do mês de dezembro para muitos estudantes simboliza férias, mas para os vestibulandos, ainda não. Os jovens que sonham com uma vaga em universidades públicas encaram no último mês do ano a segunda fase dos principais vestibulares do país, como a Unicamp, que acontece nos dias 11 e 12, e a Vunesp, no dia 19.

Em janeiro, há ainda a continuação de alguns exames importantes, como, por exemplo, a Fuvest, prova que dá acesso à Universidade de São Paulo (USP), cuja 2ª fase está marcada para os dias 8 e 9. Portanto, ao terminar o ano letivo, muitos jovens aproveitarão o tempo livre com a falta de aulas para se dedicarem na preparação da 2ª e mais importante fase dos exames.

Se você é um desses estudantes que vai continuar sobre os livros nas férias, aqui vão algumas dicas de como se preparar para as provas!

Como se preparar para a 2ª fase?

A característica que define a 2ª fase de qualquer vestibular é o tipo das questões. Enquanto na 1ª fase as questões são de múltipla escolha, na 2ª fase elas são dissertativas, o que demanda mais foco e dedicação dos alunos.

Por isso, um ponto que deve ser levado em consideração na segunda fase é a administração do tempo de prova. Como as questões são abertas, normalmente leva-se mais tempo para respondê-las, por isso é importante que o indivíduo saiba administrar bem o tempo do exame para conseguir resolver todos os exercícios.

Para isso, uma dica é se preparar realizando provas antigas da 2ª fase. Assim, você já vai se habituando com o tipo de prova, conhecendo o nível de dificuldade, os conteúdos que são mais cobrados, e ainda vai treinando o tempo de prova.

É importante que o candidato pesquise a duração de cada exame que vai realizar e cronometre durante o seu treino. Pode ser que nas primeiras vezes o indivíduo tenha dificuldade de finalizar a prova no tempo determinado, por isso é importante praticar várias vezes, assim, até a data do exame o candidato já estará bem mais treinado e administrando melhor o seu tempo de prova.

Em alguns exames, como a Unicamp e a Fuvest, por exemplo, a segunda fase dá peso maior às questões relacionadas com a área de conhecimento referente ao curso que o candidato está concorrendo. Por exemplo, se você se inscreveu para o curso de Engenharia na USP, as questões de Ciências Exatas (matemática, física e química) valerão mais pontos do que as demais.

Portanto, para quem vai prestar esses exames, a dica é estudar ainda mais as disciplinas relacionadas à sua área. Pois, já que elas  valem mais, você precisa mandar bem nelas 😉

E, por fim, e não menos importante, é fundamental praticar a redação, que está presente na segunda fase de todos os vestibulares e apresenta uma grande pontuação em todos eles.

Independente de qual curso o candidato vai prestar, todos precisam escrever a redação. Portanto, a dica é avaliar quais foram os temas das redações das provas anteriores, para entender um pouco quais assuntos são mais cobrados nesta parte do exame.

Outra dica para ir bem na redação é ficar por dentro dos principais acontecimentos que estão rolando no mundo. O impacto da pandemia na economia, nos modelos de trabalho e educação e a guerra entre Rússia e Ucrânia, por exemplo, são assuntos que estão em alta, movimentando os noticiários nacionais e internacionais e que, portanto, podem cair na redação de algum vestibular.

Você pode pesquisar, com seus professores ou até mesmo na internet, quais são os possíveis temas de redação para os vestibulares de 2023, ler sobre esses temas, compreender o assunto e escrever sobre eles.

Resumindo: a melhor forma de se preparar para a 2ª fase dos vestibulares é PRATICANDO!

Quanto mais você praticar, mais habituado ficará com o modelo do exame e tende a ter menos dificuldade no dia da prova.

Dicas finais

Vale lembrar que é importante também descansar o cérebro no dia que antecede a prova. Aproveite para fazer atividades que você gosta, como ir ao cinema, jogar futebol, sair com os amigos em programas mais tranquilos, etc.  O importante é ter um dia leve e não cansativo na véspera do exame, assim você não chega tão cansado para fazer a prova e consegue ter uma melhor produtividade e foco.