5 dicas para planejar um ano letivo de sucesso para o seu filho(a)

As férias de janeiro são um ótimo período para organizar o calendário escolar e planejar o próximo ano letivo. Muitas vezes, as crianças e adolescentes se perdem em meio a tantos compromissos escolares e acabam ficando de recuperação por falta de planejamento e organização.

Portanto, aproveite este período de férias para organizar o ano letivo de 2023. Se você tem filho(a) pequeno, ainda no Ensino Infantil ou Fundamental I, então, cabe a você, pai ou mãe, ajudar nesta tarefa.

Se liga em algumas dicas importantíssimas para se organizar para 2023:

1 – Crie um ambiente de estudos em casa

Separe um cantinho para estudar, decore o local e deixe todo o material escolar ali.

Ao ter um ambiente em casa dedicado a isso, fica mais fácil criar o hábito de estudar, afinal, os materiais já estarão ali, todos dispostos, facilitando a prática diária.

Sem contar que ter um espaço próprio para isso ajuda na organização, concentração e motivação do estudante.

Portanto, se você ainda não tem esse local na sua casa, crie-o. A ideia é que o ambiente seja usado exclusivamente para este fim, de preferência. Mas se não for possível, pode adaptar em uma mesa de jantar, por exemplo, colocando os materiais quando a mesa não estiver em uso.

2 – Faça um calendário com as principais datas do bimestre

É comum muitos alunos se prejudicarem com a nota no final do bimestre porque se atrapalharam com a quantidade de trabalhos e provas que tinham para entregar e isso é algo que pode ser completamente evitado através de um calendário escolar.

Estimule seu filho(a) a usar uma agenda, seja física ou eletrônica, para anotar ali todas as tarefas, trabalhos, provas, apresentações e tudo de importante que tiver pra entregar ao longo do bimestre. E incentive-o a acompanhar essa agenda, entregando as atividades antes do prazo final, evitando, assim, que haja imprevistos na reta final do bimestre.

3 – Se você tem filho(a) pequeno, acompanhe seu ano letivo de perto

É fundamental que você ajude o estudante a se organizar, afinal, ele ainda não consegue controlar sozinho uma agenda tão cheia de compromissos. Por isso, precisam ser orientados e guiados. Acompanhar de perto a vida escolar do seu filho(a), até mesmo se for um adolescente, é fundamental.

Claro que se o estudante for mais velho, ele terá mais autonomia para se autorresponsabilizar. Entretanto, é bom estar por perto, acompanhando seu calendário escolar, estando ciente de quando será a semana de provas…dessa forma, você poderá cobrá-lo e exigir que assuma seus compromissos, principalmente nas semanas mais importantes.

4 – Incentive o estudo diário

A melhor prática para incentivar o aprendizado e evitar que o aluno tenha dificuldades e fique de recuperação, é incentivando-o a estudar todos os dias.

Pergunte à criança o que ela aprendeu naquele dia. Olhe seu caderno/apostila e veja o conteúdo que foi dado. A partir disso, faça o aluno praticar exercícios relacionados com a disciplina, para que reforce o conteúdo e, caso tenha dúvidas, que possa anotá-las para perguntar à professora na aula seguinte.

Essa é uma prática importantíssima que deve ser feita em qualquer idade.

5 – Vá à todas as reuniões escolares

Acompanhar a vida escolar do filho é algo fundamental e que faz toda a diferença no seu desempenho escolar.

Participe do ano letivo dele e não deixe tudo para a última hora. Tirou uma nota vermelha? Descubra porque. Converse com o seu filho, vá à escola, converse com o professor se for necessário. Não espere essa nota vermelha virar uma recuperação para tentar resolver o problema.

A vida escolar do seu filho(a) é o primeiro grande desafio da vida dele(a) e a família precisa estar perto para dar suporte e fazer deste período mais tranquilo e prazeroso.

A escola é uma grande fonte de aprendizagem, não só de conteúdo, mas da vida. É no ambiente escolar que seu filho(a) vai aprender a se relacionar, lidar com as emoções, falar em público, organizar uma agenda de tarefas, entregar trabalhos com organização e capricho. Cuide, ame e aproveite essa fase porque, como todas as outras, vai passar.