Como incentivar a leitura dos filhos nas férias?

Ler é um dos melhores hábitos que existem e todos nós já sabemos. A importância da leitura está associada a diversos benefícios, desde a infância, até a vida adulta. Crianças que têm contato com livros desde a primeira infância apresentam maior facilidade em absorver os conteúdos escolares, desenvolvem a memória, raciocínio e criatividade, além de manter o interesse pela leitura durante a vida, aprimorando escrita e vocabulário ao longo dos estudos.

Portanto, se você tem filho(a) pequeno, incentive essa prática desde cedo em casa, para que os pequenos cresçam com a leitura fazendo parte do seu dia a dia. Até mesmo nas crianças não alfabetizadas é possível inserir essa prática desde cedo: comece com o hábito de ler livros pra eles diariamente. Faça a leitura fazer parte de suas vidas.

Presenteie seu filho com livros ilustrativos de páginas duras – para que não rasguem – ou até mesmo livros já com histórias, criando o hábito da leitura diária em casa. Com esse hábito construído, com o passar do tempo e depois de alfabetizada, a criança vai ter o desejo próprio de pegar um livro e ler sozinha, levando essa prática para o resto da vida.

Abaixo, seguem 5 dicas de como estimular o ato da leitura em casa:

1 – Escolha livros adequados a cada faixa etária

Essa é uma dica importantíssima para começar. Não adianta dar um livro de uma história complexa para uma criança de 6 anos, por exemplo. Ela pode até achar os personagens e as ilustrações legais, mas não vai se interessar pela história e, consequentemente, pela leitura.

Saiba presentear os filhos com os livros corretos, de acordo com a idade. De 0 a 3 anos, por exemplo, o ideal é optar por livros com materiais manuseáveis, como plástico e pano, para que a criança não rasgue. Além disso, o conteúdo deve ser, prioritariamente, com gravuras e texturas, pois, nesta idade, só o enredo de uma história não é suficiente para atrair a atenção da criança. É preciso cores, texturas, desenhos, sons, outros recursos que chamem atenção dos pequenos e desperte seu interesse pelo material.

Já dos 3 aos 6 anos, as crianças já têm contato com palavras na pré-escola e conseguem identificar algumas letras e formas. Nessa idade, é importantíssimo que os pais estimulem a leitura em casa, para que o aprendizado seja feito em conjunto com a escola. Portanto, opte por livros com ilustrações, breves enredos e repetição de palavras, para que elas sejam fixadas pelas crianças. E lembre-se de fazer a leitura junto do filho, perguntando a ele o nome das letras e ajudando a formar as sílabas.

Dos 6 aos 8 anos as crianças já iniciaram o aprendizado da leitura e escrita, mas as ilustrações ainda são importantes, pois captam o interesse e ajudam na compreensão da história. Essa é uma boa fase para inserir histórias em quadrinhos, que são ilustradas e têm diálogos breves e simples.

A partir dos 9 anos, a criança já consegue ler textos maiores e mais densos, interpretando e identificando diferentes estilos linguísticos. As imagens começam a aparecer com menos incidência e cada jovem começará a traçar sua personalidade e preferências.

2 – Torne a leitura um hábito

Como qualquer outra atividade, a leitura é um hábito. Ela não deve ser imposta, mas a criança precisa entender os motivos pelos quais é importante ler. Destine pelo menos alguns minutos do dia para a leitura e perceba que, com o tempo, será a criança quem pedirá por uma nova história.

Um bom horário para ler para o(a) filho(a) é antes de dormir. A criança já estará calma e pronta para descansar, e a história será um momento de relaxamento e imaginação. Procure ler interpretando e faça vozes para cada personagem, isso despertará o interesse da criança pela história e a aproximará cada vez mais dos livros.

3 – Visite livrarias

Outra forma de incentivar a leitura em crianças é visitando livrarias.

Ao visitar uma livraria, a criança se depara com um mundo de possibilidades ao ser redor e, principalmente as crianças menores, tendem a se encantar pela quantidade de livros de diferentes tamanhos, formatos, cores e estilos.

Muitas livrarias têm cantinhos de leitura, atividades lúdicas e de contação de histórias que despertam ainda mais o interesse dos pequenos. Sem contar que esse hábito ajuda a valorizar a importância dos livros de papel e mostra para a criança como esse mundo funciona. Portanto, essa é uma boa dica de programa para fazer nas férias 😉

4 – Monte um cantinho de leitura

Criar espaços, dentro de casa, destinados à leitura também facilita o seu estímulo. Procure encontrar um lugar calmo e confortável, no qual a criança tenha acesso aos livros e a uma iluminação adequada.

O cantinho pode ser no próprio quarto da criança ou no escritório da família. Com alguns paletes e almofadas, é possível criar um local confortável e tranquilo.

5 – Mostre que a leitura vai além dos livros

A leitura nasce nos livros, mas ela se espalha pelo cotidiano da criança. Leia placas nas ruas, rótulos dos alimentos e informações na TV para as crianças. Assim, elas começarão a se acostumar com fonemas e formas de palavras e farão conexões sempre que chegarem à sala de aula ou lerem um novo livro.

Outra forma legal de fazer esse estímulo é mostrar que a leitura se conecta com outras áreas, por meio de obras cinematográficas ou televisivas inspiradas em livros. Preparem a pipoca e se divirtam!