Possíveis temas para a redação do ENEM 2023

Faltam menos de 2 meses para o Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM). E como anda sua preparação? Está ansioso(a)? Bom, é normal ficar um pouco nervoso(a) para o exame, já que é uma prova tão importante e que define o futuro de muitos jovens.

Porém, para diminuir a ansiedade e o nervosismo não há alternativa melhor do que conhecer a prova. Portanto, você, vestibulando, que vai prestar o ENEM em novembro, deve se preparar realizando os exames dos anos anteriores, entendendo o formato da prova, os principais assuntos que foram cobrados, os temas das redações anteriores, etc.

Falando em redação, esse é um dos assuntos que mais preocupam os alunos. Qual será o tema da redação do ENEM 2023? Aposto que você daria muitas coisas para descobrir, não é mesmo? Afinal, sabendo o tema do texto sobre o qual devemos dissertar, já estudaríamos o assunto, levantaríamos argumentos e estaríamos prontos no dia da prova.

Mas e se eu disser que é possível sim se preparar para a redação do ENEM, mesmo sem saber qual será o tema? Pois é! A gente pode e deve se preparar para a redação assistindo noticiários e se atualizando sobre os principais acontecimentos ao redor do mundo. Afinal, as redações do ENEM costumam abordar temas/problemas cotidianos que, na maioria das vezes, estão em alta  no ano do Exame.

VEJA ABAIXO A LISTA DE TEMAS DA REDAÇÃO DO ENEM NOS ÚLTIMOS 25 ANOS:

Sabendo disso e levando em consideração os principais assuntos em debate em 2023, podemos listar alguns tópicos que podem ser cobrados na redação deste ano. Confira abaixo:

POSSÍVEIS TEMAS PARA A REDAÇÃO DO ENEM 2023

1. Desafios para a Preservação Ambiental e o Desenvolvimento Sustentável no Brasil

Temas relacionados à Preservação Ambiental estão em alta já há algum tempo em nosso país. Nos últimos anos o assunto se tornou ainda mais recorrente. Em 2020 o Brasil apresentou o maior índice de desmatamento desde 2008. Em junho de 2022, uma pesquisa realizada pelas universidades Columbia e Yale apontou o Brasil na 81ª posição no ranking de Desempenho Ambiental.

Esses e outros assuntos, como o aquecimento global, por exemplo, tem aparecido com frequência nos noticiários e em campanhas pelo Brasil, com o objetivo de reduzir os impactos negativos ao meio ambiente. Com esse propósito, inclusive, as práticas ESG (Environmental, Social and Governance) também têm se tornado comuns em diversas empresas, que tentam minimizar seus danos ao meio ambiente, ganhando, assim, mais valor no mercado.

Vale pesquisar sobre esse tema e entender melhor o contexto de preservação ambiental no Brasil para se preparar não só para uma possível redação no ENEM, mas outras questões sobre o assunto que também devem ser cobradas na prova.

Segue abaixo alguns materias para te ajudar neste estudo:

• Caderno Pedagógico – 5ª edição, dedicado aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável, propostos pela ONU.
  • Webinário com Marina Pequeneza (PUC – SP), promovido pelo portal e-docente, intitulado “ODS e Educação”

2. Caminhos para combater a Violência nas Escolas Brasileiras

Neste ano de 2023, houve um número expressivo de ataques a instituições escolares no Brasil. Um dos casos mais chocantes aconteceu em abril, em uma creche, no estado de Santa Catarina, resultando na morte de 4 crianças. Além dos atentados em várias cidades brasileiras, muitas ameaças acabaram sendo direcionadas às escolas, gerando um clima de insegurança e pânico.

Vale também se aprofundar neste assunto e se preparar para dissertar sobre. Segue abaixo alguns materiais complementares para estudo:

3. Os Efeitos da Inteligência Artificial Aplicada na Vida Cotidiana no Século XXI

Outro assunto que também pode ser cobrado na redação do ENEM são os impactos da inteligência artificial na vida cotidiana. Afinal, em 2023, com a popularização de aplicativos como o ChatGPT, os assuntos relacionados a I.A ficaram ainda mais em alta no mundo todo.

Será que a tecnologia vai acabar com algumas profissões? Quais são os riscos da automação gerada pelo ChatGPT? Como devemos nos preparar para um futuro cada vez mais tecnológico? Essas são algumas perguntas que vale a pena você se preparar para responder.

Em julho deste ano, inclusive, uma campanha publicitária da Volkswagen trouxe o tema em discussão e ainda gerou uma polêmica sobre o uso da Inteligência Artificial. Na campanha, a Volks produziu um comercial em que recriava, por meio de I.A, imagem, voz e movimentos de Elis Regina – cantora que morreu há 41 anos. Vale assistir o comercial e entender a crítica por trás.

Segue mais material de apoio sobre o tema:

Veja abaixo outros assuntos que também estão em alta e podem ser tema da redação do ENEM 2023:

4. A Valorização do Futebol Feminino no Brasil e no Mundo

5. Como Combater os Preconceitos Ligados ao Etarismo no Brasil

6. Autismo e Educação Inclusiva no Brasil no século XXI

7. Desafios para a Erradicação da Fome no Brasil

8. A Vacinação de Crianças e Adolescentes: uma questão de Saúde Pública

9. O Enfrentamento do Racismo nos Esportes

10. Caminhos para combater o Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes no Brasil