Como fazer um mapa mental em 4 passos

Se você é estudante provavelmente já fez, ou pelo menos já viu, um mapa mental por aí. A técnica, criada pelo psicólogo britânico, Tony Buzan, é usada para resumir conteúdos em registros que mesclam textos e imagens e pode ser uma grande aliada na semana de provas, já que, para muitos, essa forma de estudo facilita a memorização e a compreensão do conteúdo.

Quer saber mais sobre o mapa mental e como desenvolver um para mandar bem na semana de provas? Então vem com a gente 😉

MAPA MENTAL: O QUE É? PARA QUE SERVE?

Um mapa mental nada mais é do que um resumo no formato de diagrama. O layout, desenvolvido pelo britânico Tony Buzan, na década de 70, foi inspirado no estilo de anotações de grandes mentes da História, como Leonardo da Vinci e Albert Einstein.

Tal técnica de estudo consiste em três regras básicas:

1. Escrever o tema do conteúdo no centro de uma folha;
  2. Ir adicionando informações do meio para as extremidades;
  3. E misturar textos, desenhos e cores diferentes.

O objetivo é fazer um registro bidimensional de um raciocínio e suas ramificações, sempre focando nos aspectos visuais que o cérebro humano pode associar e memorizar com mais facilidade.

O mapa mental, portanto, tende a ajudar os estudantes através da memória fotográfica. Afinal, ao invés de simplesmente escreverem um texto corrido e ter que decorar, estudando com o mapa, os alunos escrevem apenas palavras-chave e pequenas frases sobre o conteúdo, sempre relacionando com imagens, figuras e cores, o que facilita a memorização.

Essa é a principal diferença entre um resumo tradicional e um mapa mental. Além do processo de traduzir grandes informações em pequenas frases, as associações e conexões feitas ao longo do mapa espelham a maneira como o próprio cérebro trabalha: sempre criando novas relações e combinações. Portanto, em um mapa mental uma informação nunca está isolada.

Bora aprender a desenvolver o SEU mapa mental para se preparar para a próxima prova? Vem com a gente!

CRIANDO UM MAPA MENTAL EM 4 PASSOS

1) Escreva o tema do seu mapa no centro de uma folha de papel horizontal

Você pode decorar esse título da maneira que preferir. Quanto mais visual ele estiver, mais fácil será na hora de memorizar. Por exemplo, quando estiver estudando sobre a Política do Café com Leite, em história, você pode desenhar uma xícara de café e um copo de leite ao lado do tema. Assim, ficará mais fácil de associar os assuntos que serão estudados com o modelo de governo, evitando que você se confunda na hora da prova.

2) Por meio de setas, “puxe” os principais subtópicos do tema de estudo (ao centro) para as extremidades da folha

Definido o tema central do seu mapa, é hora de pensar nas ramificações que ele terá. Cada subtópico representará um bloco de informação no seu mapa. Por exemplo, em um mapa mental sobre a política do Café com Leite, como falamos, o tema central dará origem a outros subtópicos relacionados ao assunto. Ex: definição, contexto histórico, voto do cabresto, coronelismo, etc.

3) Detalhe cada subtópico com informações resumidas

Com os subtópicos espalhados pela folha, agora é hora de descrever um pouquinho cada um deles. A principal característica do mapa mental é possuir pouco texto e mais elementos visuais. Portanto, na hora de escrever sobre os assuntos, tente ser o mais direto(a) e objetivo(a) possível, colocando pequenos resumos, de umas 2 ou 3 linhas, sobre cada tópico.

4) Use e abuse de associações, desenhos, setas, etc

No mapa mental, enquanto devemos economizar no tamanho dos textos, devemos usar e abusar de associações e conexões, que vão nos ajudar a compreender o assunto estudado. Faça desenhos, setas, formas geométricas…tudo que puder ser relacionado com o tema dos estudos. Dessa forma, você estimula o seu cérebro a associar esses elementos ao conteúdo, facilitando a memorização.

E aí, gostou? Tá pronto(a) pra realizar os seus mapas mentais e mandar bem na semana de provas? Queremos ver a dedicação de vocês! Então bota a mão na massa, construa o seu mapa poste no story do insta marcando a @escolaepocaserrana que nós iremos repostar ao longo da semana 😉