Falta 1 mês para o ENEM: saiba como se preparar nessa reta final

Piscamos e já estamos na reta final do semestre. Para os vestibulandos, o período mais aflito do ano, afinal, as datas dos vestibulares se aproximam. Para o ENEM, por exemplo, falta apenas 1 mês. Mas ao invés de se desesperar, é hora de respirar fundo e focar mais do que nunca nos estudos.

No texto de hoje, vamos apresentar algumas dicas de como se preparar para o Exame Nacional do Ensino Médio nesses 30 dias que restam para a prova. Se liga!

1 – PRIORIZE O ESTUDO DE LÍNGUA PORTUGUESA E MATEMÁTICA

Como sabemos, a prova do ENEM é dividida em duas partes e será aplicada nos dias 5 e 12 de novembro de 2023. No dia 5, os alunos receberão uma prova de 90 questões, sendo 45 de Linguagens e Códigos + 45 de Ciências Humanas e Suas Tecnologias, e ainda uma redação. Enquanto, no dia 12, os estudantes realizarão a prova de Matemática e suas tecnologias (45 questões) e Ciências da Natureza (também 45 questões). Portanto, as disciplinas de português e matemática compõem a maioria das questões do exame, sendo necessário, então, uma grande dedicação a elas.

Por isso, uma boa orientação é priorizar o estudo dessas duas matérias. Tendo uma boa pontuação nessas 2 partes do exame, o aluno tem mais chances de alcançar uma boa pontuação geral na prova.

Aqui vão algumas dicas pra você se preparar para as questões de Língua Portuguesa e Matemática no ENEM 2023:

• Língua Portuguesa: É importante lembrar que a prova do Enem NÃO cobra gramática. De modo geral, o exame exige interpretação de texto. Por isso, é nessa área que você deve focar. Aproveite para relembrar figuras de linguagem e variação linguística (em especial, linguagens coloquial e formal). Também é interessante fazer resumos literários, dessa forma, é possível treinar a interpretação de textos e praticar o contato com a literatura, que também é cobrada na prova.
  • Matemática: Em matemática vale revisar os tópicos de funções, probabilidade e análise combinatória, além de cálculo de figuras planas e espaciais. O exame também costuma cobrar conteúdos de geometria analítica.

2 – FAÇA RESUMOS E CRIE MAPAS MENTAIS

Uma outra forma de se preparar para o exame é elaborando mapas mentais, que nada mais é do que uma técnica de organização e memorização, considerada muito eficiente nos estudos e que ajuda a potencializar a capacidade do cérebro de armazenar conhecimento e elaborar raciocínio lógico.

Aqui no blog da escola ÉPOCA nós já explicamos como desenvolver um mapa mental. Clique aqui e aprenda!

Outra estratégia interessante é fazer resumos. Na prática, você escreve em fichas ou em um caderno o que compreende do conteúdo estudado, seja por meio de leitura, seja de uma aula dada por um professor.

3 – REFAÇA PROVAS ANTERIORES

A melhor forma de se preparar para qualquer exame é conhecendo, a fundo, a prova. Por isso, não esqueça de refazer provas anteriores do ENEM. Assim, você se familiariza com os assuntos que são abordados e com o formato da prova.

Uma boa dica é treinar como se estivesse fazendo a prova mesmo. Cronometre no relógio o tempo máximo que você terá para realizar o exame (5 horas e meia no primeiro dia, que inclui a redação, e 5 horas no segundo dia) e faça os exercícios durante esse intervalo. Assim, você vai treinando para conseguir finalizar a prova no tempo estipulado.

4 – FAÇA REDAÇÕES

Por último e não menos importante: não esqueça das redações! Elas são uma peça-chave na prova do ENEM e têm um peso muito grande na composição da nota final. Portanto, aproveite essas últimas 4 semanas de preparação para escrever, ao menos, 1 texto por semana.

Uma boa dica é pesquisar quais foram os temas das redações dos anos anteriores para ter uma ideia dos assuntos que o exame exige. E, claro, ficar por dentro das principais notícias que acontecem no Brasil e no mundo. Afinal, é daí que surge o tema da redação.

No mês passado, nós preparamos um texto listando os principais assuntos que podem ser tema da redação do ENEM 2023. Clique aqui e confira!