Halloween ÉPOCA 2023: confira um pouco do que rolou

Na última sexta-feira, (27), aconteceu mais uma edição de Halloween na escola ÉPOCA. A atividade festiva acontece todo ano, na última semana de outubro, como forma de estimular a recreação e a interação entre as crianças.

Esse ano, a edição do Halloween foi realizada entre os alunos do 2º ao 5º ano do Ensino Fundamental e contou com desfile de fantasias, muita música, dança, guloseimas e decoração temática na escola.

Segundo a coordenadora pedagógica do Ensino Fundamental, Gabriela Barbosa, a celebração do Halloween é uma oportunidade de trazer para os alunos uma nova perspectiva de vivência e proporcionar o enriquecimento do processo de aprendizagem.  “Ao trabalharmos essa temática, os alunos aprendem sobre a cultura estrangeira (já que a origem do Halloween é irlandesa e com forte influência dos norte-americanos), dominando os conhecimentos culturais acerca de outros países. Além disso, a celebração serve para estimular os vínculos de amizade e companheirismo entre as crianças, resultando em um momento de muita alegria, festa e comemoração”, afirma.

MAS VOCÊ SABE COMO SURGIU O HALLOWEEN?

A celebração do Dia das Bruxas tem duas origens que, no transcurso da história, foram se misturando: a origem pagã e a origem cristã.

Historiadores apontam a origem do Halloween para um festival do calendário celta da Irlanda, o festival de Samhain, que significa “fim do verão”. O Samhain tinha a duração de três dias, iniciando em 31 de outubro, e era uma homenagem ao “Rei dos mortos”. Estudos mais recentes apontam que o festival celebrava a abundância de comida após a época de colheita e tinha a fogueira como parte da sua simbologia.

Por volta do século VIII, o Papa Gregório III modificou a data de celebração do Dia de Todos os Santos de 13 de maio para o dia 1º de novembro, coincidindo com o Samhain. Com a intenção de “cristianizar” o festival celta, a celebração do Dia de Todos os Santos se tornou obrigatória. Com isso, a celebração cristã dos santos e o Samhain se misturam.

CELEBRAÇÃO DO HALLOWEEN NOS OUTROS PAÍSES

A celebração do Halloween chega ao continente americano durante o período da “Grande Fome” na Irlanda. Nessa época, muitas pessoas tiveram que emigrar para os Estados Unidos e, junto a elas, levaram sua história e suas tradições. A mais famosa delas e a tão conhecida “Trick or treat” ou “Doces ou travessuras”.

Tal tradição se resume na seguinte atividade: durante o Dia das Bruxas, as pessoas se fantasiam e vão, de casa em casa, pedindo doces e perguntando “doces ou travessuras?”. Se o morador não disponibilizar os doces, entende-se que ele optou pela travessura. Nesse caso, as crianças pregam várias peças, como sustos, jogar  spray de espuma colorido ou papel higiênico na casa das pessoas, etc.

Esse costume tem origem no século IX, na Europa. No segundo dia do mês de novembro, “Dia de Todas as Almas”, os cristãos iam pedindo, de casa em casa, “bolos de alma” (“soul cakes”), feitos de pequenos pães embebidos em groselha ou mel. Acreditava-se que as almas ficavam em um limbo após a morte, e, para ajudá-las a chegar ao céu, quem ganhasse o bolo deveria realizar uma oração para um parente falecido do doador.

Sendo assim, o Halloween é, portanto, uma festividade com influência cristã. E, ao contrário do que muitos pensam, não está relacionado ao “mau”. Pelo contrário, está ligado a brincadeiras, alegrias e muitas festividades.