Filmes e séries que você precisa assistir nas férias

O período mais aguardado pelos estudantes finalmente chegou. As férias estão aí para os alunos terem aquele descanso merecido e retornarem em 2024 renovados para mais um ano letivo.

A gente sabe que nessa época o que os jovens menos querem é abrir os livros e estudar. Afinal, já fizeram isso o ano todo e agora merecem dar um descanso a mente, não é mesmo? Vocês estão certos.

Mas sabia que é possível aprender a agregar conhecimento nas férias fazendo o que a gente gosta? Pois é! Uma boa forma de fazer isso é assistindo séries e filmes educativos com muito conteúdo interessante, que vai te agregar conhecimento de mundo e vai te ajudar a ter mais repertório nas aulas e nos exames do ano que vem.

No texto de hoje, a gente traz dicas de 5 filmes super interessantes pra você assistir nas férias, naquele momento relax, mas sem deixar de aprender. Se liga:

1. ARGENTINA, 1985 (2022)

Forte candidato ao Oscar, o longa argentino adapta a história real dos promotores públicos responsáveis por investigar e processar os militares que lideram uma das ditaduras mais violentas do mundo.

A produção explica, com grande riqueza de detalhes, como funciona uma ditadura e levanta questionamentos éticos a partir dos relatos de personagens que foram vítimas de inúmeros crimes, como sequestro e tortura.

Vale a pena assistir para aprofundar os conhecimentos em história e entender melhor o que é uma ditadura e todos os reflexos que ela trouxe para o mundo.

Disponível na Amazon Prime Video

1. NADA NOVO NO FRONT (2022)

Refilmagem de um clássico lançado em 1930, “Nada Novo no Front” apresenta a Primeira Guerra Mundial pelo ponto de vista de jovens soldados alemães que se alistam em nome do patriotismo, mas descobrem que a realidade é muito diferente.

Como complemento, a nova versão também aborda os bastidores da guerra ao incluir as participações do político Matthias Erzberger nas reuniões de armistício que decretaram o fim das batalhas.

Uma ótima forma de relembrar os acontecimentos da Primeira Guerra Mundial que tanto cai nos vestibulares.

Disponível na Netflix

1. NÃO OLHE PARA CIMA (2021)

O filme original da Netflix é uma sátira que acompanha dois astrônomos dispostos a informar o mundo sobre sua última descoberta: um cometa que se chocará com a Terra, levando os seres humanos à extinção completa.

No entanto, eles enfrentam algumas barreiras que podem estar presentes nos vestibulares e até em temas da redação, como: o negacionismo científico, a divulgação de notícias falsas e os interesses políticos que acompanham momentos de crise.

Disponível na Netflix

1. COWSPIRACY: O SEGREDO DA SUSTENTABILIDADE (2014)

Os cadernos de Ciências Humanas e Ciências da Natureza do ENEM sempre deixam um espaço reservado para questões sobre meio ambiente e sustentabilidade. Por isso, pra reforçar esses temas tão importantes, recomendamos o documentário “Cowspiracy”.

O longa mostra como a agropecuária, quando realizada sem cuidado, influencia no desmatamento, na poluição, no uso descontrolado da água e em outros problemas relacionados à descrição ambiental. Além disso, o filme também questiona o fato de algumas organizações ambientais deixarem esse tópico de fora das suas discussões.

Vale lembrar que o tema meio ambiente e práticas ESG tem sido muito discutidos nos últimos meses. Portanto, esse assunto pode aparecer não só no ENEM, mas em outros exames. Estar por dentro das consequências ambientais causadas pelo agro, é imprescindível para qualquer aluno do Ensino Médio.

1. THE CROWN (2016)

A última indicação é uma série. Disponível também na Netflix, The Crown ganhou força nos tópicos de discussão após o falecimento da Rainha Elizabeth II. Afinal, a série acompanha a monarca desde os primeiros anos de atuação política.

Ela é uma ótima fonte de estudos para quem deseja aprender mais sobre as eleições britânicas, o papel da monarquia na política, as relações exteriores da Inglaterra e até mesmo a história europeia como um todo, visto que a rainha teve participação importante em eventos como a Segunda Guerra Mundial.

Gostou das dicas? Então já anota pra assistir todos nas férias 😉