5 atividades para fazer com as crianças nas férias

As férias chegaram! O período mais aguardado pelas crianças e talvez nem tanto pelos pais. Sabemos que não é fácil manter os pequenos entretidos em casa por 2 meses, por isso, muitos pais enlouquecem sem saber o que fazer nessa época e acabam recorrendo para a opção mais fácil: deixar a criança 100% do tempo nas telas, como TV, tablets e celulares.

Essa opção, porém, está longe de ser a melhor. Sabemos todos os malefícios que o uso exacerbado de aparelhos tecnológicos podem trazer às crianças. Por isso devemos evitar e, ao invés disso, estimular as brincadeiras saudáveis, aquelas com gasto energético, que vão tirar as crianças do sofá e gerar muita diversão e movimento.

Se você é pai ou mãe e tá perdido(a) sem saber que tipo de programa fazer com os pequenos nas férias, esse texto é pra você! Confira, abaixo, 5 brincadeiras saudáveis para fazer com as crianças nas férias:

1. AMARELINHA

Que tal apresentar para as crianças aquela brincadeira que você, papai ou mamãe, com certeza já brincou muito na infância?

A amarelinha é um jogo simples e fácil de aprender e também não dá trabalho para os pais providenciarem em casa. Basta pintar o chão do quintal com giz (que sai fácil) ou até mesmo utilizar uma fita adesiva colorida para fazer as marcações.

O jogo vocês já conhecem: a criança vai ao início do diagrama e de lá atira a pedrinha no número 1. Sem colocar os pés nessa casa, ela atravessa o diagrama pulando com dois pés ou em um pé só, dependendo do formato da casa. Ao chegar no fim, dá a volta e começa de novo, voltando para pegar a pedra, sem pisar na casa onde a pedrinha está. Não pode pisar ou jogar a pedra na risca, nem atirá-la para fora do diagrama, pois perde a vez.

Essa é uma ótima brincadeira para estimular a atividade física entre as crianças e ainda ajuda na coordenação motora e concentração.

1. DANÇA DAS CADEIRAS

Quer levar diversão e estimular o gasto energético dos pequenos? Então a Dança das Cadeiras é uma ótima opção.

Monte um círculo de cadeiras com a parte do assento voltada para fora e elas devem ser sempre em número menor do que o de participantes. As crianças caminham em torno das cadeiras, ao som de uma música. Quando a música parar, todos devem buscar uma cadeira para sentar. É necessário ter uma cadeira a menos do que a quantidade de participantes para que alguém fique em pé e, automaticamente, seja eliminado da rodada. Sendo assim, a cada rodada retira-se uma cadeira e começa tudo de novo até restar apenas dois participantes e uma cadeira, e o que conseguir sentar nesta cadeira quando a música parar, vence o jogo.

1. BOLICHE COM MATERIAIS RECICLÁVEIS

Outra brincadeira legal para fazer nas férias e estimular a criatividade é a montagem de boliche com materiais recicláveis. Além de promover uma atividade de artesanato com os pequenos, você ainda ensina sobre a conscientização ambiental, mostrando às crianças que é possível produzir brinquedos em casa sem gastar e ainda ajudando o meio ambiente.

Para confeccionar um boliche, por exemplo, é simples. Basta reunir um conjunto de 6 garrafas PET e uma bolinha de plástico para garantir um programa bem divertido. Para deixar o brinquedo mais colorido, basta picar papéis coloridos, como crepom, e colocar dentro das garrafas. Brinquedo pronto e diversão garantida.

1. FEIRA DE TROCAS DE BRINQUEDOS

Outra atividade legal para fazer com as crianças nas férias é organizar uma feira de brinquedos. Afinal, nas férias, muitos pedem brinquedos novos, não é mesmo? E não temos condições de presentear as crianças sempre. Portanto, reunir vizinhos e amigos da escola para trocar seus brinquedos se torna uma ótima opção.

Além de divertida, a atividade incentiva o consumo consciente, mostrando para as crianças que aquilo que não serve mais pra elas, pode servir para outros, fazendo, assim, com que valorizem mais o que ganham.

1. EXPLORE O JARDIM

O trabalho com a natureza tem muito para acrescentar na qualidade de vida e desenvolvimento das crianças. O próprio contato com ela, em pequenos gestos, ensina um modo mais inteiro e harmonioso de crescer, se conhecer e conviver. Os laços mais estreitos com a natureza nos ensinam que fazemos parte dela, colaboram para construção e ampliação de nossa consciência pessoal, planetária e ecológica.

Portanto, uma boa atividade para fazer com os filhos nas férias é levá-los para o jardim de casa, caso houver. Ensine-os a regar plantas, retirar folhas e flores secas ou, ainda, fazer comidinhas – de brincadeira – com barro, água e argila. Esse contato com a natureza traz diversos benefícios às crianças e mostra como os recursos ecológicos que temos em casa pode trazer mais diversão do que muitos brinquedos.