Confira algumas brincadeiras educativas para fazer com as crianças nas férias

Já passamos da metade das férias e muitas mamães e papais devem estar já sem ideias do que fazer com as crianças em casa. Por isso, no texto de hoje, vamos dar algumas dicas de brincadeiras simples que você pode promover em casa mesmo, sem precisar gastar, e que garantem a diversão da garotada.

Além de se divertir, com essas brincadeiras, as crianças aprendem ainda valores importantes, como a união, a empatia e o trabalho em equipe. Essas são ferramentas valiosas para a vida em sociedade e, por isso, devem ser estimuladas, tanto na escola, quanto em casa.

Uma maneira prática de incentivar esses valores é através dos jogos cooperativos que vamos ensinar hoje. Esses jogos são feitos para serem jogados em grupo, estimulando, assim, a colaboração e o sucesso coletivo. Confira!

1. TEIA DE ARANHA

A teia de aranha consiste numa brincadeira parecida com um labirinto, onde as crianças precisam atravessar um espaço dividido por cordas sem tocar nelas. Dessa forma, estimula os pequenos a ajudar uns aos outros, superando o desafio de não tocar nos fios.

1. BARCO À DERIVA

Defina um espaço para ser o barco e algumas atividades a serem feitas dentro dele. Podem ser coisas simples, como fazer um passo de dança ou pular em uma perna só.

As crianças devem se manter dentro do espaço determinado, sem encostar os pés no chão fora do “barco”. Elas precisam cooperar e encontrar estratégias para manter todos dentro do espaço, dessa forma, a união e o cooperativismo são imprescindíveis para manter os pequenos dentro do jogo.

1. CAÇA AO TESOURO

O “Caça ao tesouro” é uma brincadeira que muitos já conhecem. Consiste em esconder algum objeto e fazer as crianças acharem por meio de pistas. Através das dicas, os pequenos devem colaborar para resolver os enigmas e chegar ao tesouro juntos, incentivando, assim, o trabalho em equipe.

3) ESCAPE ROOM

O “Escape Room” é outra brincadeira divertida, na qual, as crianças ficam presas dentro de uma sala ou quarto e pra sair devem seguir uma série de pistas até encontrar a chave da porta, que está escondida no local. Mais um jogo no qual o trabalho em equipe é imprescindível e tende a estreitar ainda mais os vínculos de amizade.

1. CONSTRUINDO UMA PONTE

Divida as crianças em grupos e forneça materiais como papel, fita adesiva, canudos, etc. Eles devem planejar e construir uma ponte juntos. O desafio é fazer com que a ponte suporte um determinado peso (por exemplo, livros) e seja estável. Dessa forma, reunindo as ideias de cada um, é possível chegar num resultado incrível.

1. REVISTA MALUCA

Outra forma de estimular a criatividade e o trabalho em equipe é através da “Revista Maluca”. Nessa brincadeira, as crianças devem criar sua própria revista, com manchetes e imagens inusitadas recortadas de outros jornais e revistas.

Peça para que cada criança traga um jornal ou revista de casa, com temas e cores diferentes. Assim, reunindo todo o material, é possível criar revistas diferentes e inusitadas.

Gostou das dicas? Então aproveite as férias e coloque as crianças em ação! Aproveite para registrar os momentos das brincadeiras e postar nos stories marcando a @escolaepocaserrana.