O que você precisa saber antes de entrar no Ensino Médio?

Os jovens que vão ingressar no Ensino Médio em 2024 precisam estar preparados para uma nova fase que se iniciará. Se você é um desses estudantes que vai cursar a primeira série do Ensino Médio este ano, com certeza, já deve ter ouvido falar que uma nova “chave” é desbloqueada nesse período, com novos desafios e uma nova jornada pela frente. E tudo isso é verdade.

O Ensino Médio representa uma virada de chave na vida dos estudantes. Você vai perceber que sua vida vai mudar, não só na rotina escolar, mas também na rotina pessoal. Isso porque os 3 últimos anos escolares são decisivos no futuro de todo jovem. Por isso, é necessário mudar os seus hábitos e começar a se planejar para o futuro profissional que você deseja trilhar.

No texto de hoje, daremos algumas dicas de como se preparar para essa nova fase!

5 DICAS PARA QUEM VAI COMEÇAR O ENSINO MÉDIO EM 2024

1. Saiba qual caminho profissional você quer seguir

A primeira coisa que um estudante do Ensino Médio deve ter em média é onde ele quer estar e que profissional quer se tornar no futuro. Sabendo disso, é possível trilhar o seu planejamento durante os últimos 3 anos da escola.

Por isso, se você ainda não sabe qual curso deseja cursar no Ensino Superior, a primeira coisa é começar a descobrir. Para isso, faça testes vocacionais, converse com profissionais de diversas áreas, participe de feiras e visitas técnicas em universidades…até você encontrar um curso ou pelo menos uma área (exatas, humanas ou biológicas) que se identifique.

Sabendo aonde você quer chegar, fica mais fácil criar a sua rotina no Ensino Médio e estudar de acordo com a vaga que você deseja.

1. Estude diariamente

Logo nas primeiras semanas você vai perceber que o ritmo do Ensino Médio é diferente do Fundamental. A quantidade de matérias e exercícios são muito maiores. Por isso, uma dica essencial é você se organizar para revisar a matéria todos os dias, assim, você evita que conteúdos sejam acumulados na semana de prova, tornando esses dias de tensão ainda mais difíceis.

1. Use técnicas de estudos

Para otimizar a rotina e garantir um bom tempo de estudo, nada melhor do que poder contar com técnicas para isso. Opte por uma que seja compatível com o seu perfil de estudante e que vai te ajudar a ter os melhores resultados nesta etapa escolar. Estudo intercalado, mapas mentais e resumos são algumas das possibilidades para dar conta de todas as matérias.

Esses métodos de estudos vão propiciar uma preparação melhor para os vestibulares. Afinal, gerenciar o tempo, ter autocontrole na resolução dos exercícios e entender e fixar conteúdos são alguns dos desafios bastante comuns enfrentados pelos estudantes e que podem ser desenvolvidos da melhor forma quando praticados desde o início.

4) Faça simulados

Além de auxiliar no processo de aprendizagem, os simulados possibilitam que os estudantes vivenciem o mais próximo possível de um dia de prova de Enem ou vestibular.

Realizando simulados desde a primeira série do Ensino Médio, é possível traçar estratégias de gerenciamento de tempo para que você consiga chegar no último ano e realizar os exames dentro do tempo estipulado.

Além disso, fazendo simulados e provas antigas do ENEM, Fuvest e outros vestibulares, é possível conhecer e se familiarizar com o formato dos exames, o que ajuda, também, no seu desempenho nos mesmos.

5) Fique por dentro das notícias

Outro hábito que o pré-vestibulando precisa ter é de acompanhar os noticiários. Saber o que está acontecendo no mundo, acompanhar as guerras, a cotação do dólar, entre outros acontecimentos importantes, é essencial para mandar bem nas provas. Afinal, esse tipo de conteúdo é cobrado nos vestibulares e demonstrando esses conhecimentos nas redações você ainda ganha pontos.

Agora que você já sabe como se preparar, salva esse texto e não esquece de reler quando voltar as aulas pra começar bem a fase mais importante da vida escolar 😉