5 dicas pra te ajudar a se preparar para o vestibular

O ano letivo acabou de começar. Para a maioria dos estudantes, esse início de aulas costuma ser tranquilo e a não exige tanta preocupação em já começar com um alto ritmo de estudos.

Entretanto, para os alunos que estão indo para a última série do Ensino Médio, a preocupação já vem logo na primeira semana da aula. Afinal, este é um ano decisivo para estes jovens. Caso você seja um desses que vai prestar vestibular em 2024 e quer alcançar a tão sonhada aprovação, saiba que a preparação para os exames deve começar já no início do ano, pois, quanto antes começar a estudar, maiores serão as chances de êxito nas provas.

Caso você esteja iniciando a primeira ou segunda série do Ensino Médio, a dica também vale. Pois, começando a preparação ainda nestes anos, o estudante chegará mais preparado na terceira série e já vai estar adaptado(a) ao intenso ritmo de estudos neste período.

No texto de hoje, separamos 5 dicas pra te ajudar a se preparar para o vestibular desde agora, aumentando, assim, suas chances de aprovação.

1) CONHEÇA O EDITAL DO VESTIBULAR

A melhor forma de se preparar para uma prova é conhecendo-a a fundo. Por isso, é obrigação do candidato(a) estar por dentro do Edital e do Manual do Candidato dos vestibulares, que são divulgados com alguns meses de antecedência dos exames pelas instituições.

Nesses documentos estão, além das orientações para as provas, o conteúdo programático por disciplina, a lista de obras literárias e o cronograma de atividades previstas. Dessa forma, o candidato(a) fica ciente da data das provas, de como ela é composta, que tipos de questões contém, quais leituras são cobradas…facilitando, assim, a preparação para o exame.

2) ORGANIZE UM CRONOGRAMA DE ESTUDOS

Sabendo o que deve cair na prova, é hora de programar seus estudos. Dedique uma certa quantidade de horas diárias para os estudos. Você pode dividir o tempo por tarefas, como, por exemplo: 2 horas para leitura e elaboração de resumos + 1 hora para assistir vídeo-aulas + 1 hora para resolução de exercícios, etc.

O estudante também pode dividir os dias de estudos pelas disciplinas ou áreas de conhecimento. Ex: segunda-feira = exatas; terça = humanas, quarta = biológicas, etc.

Lembre-se de priorizar as matérias que você tem mais dificuldade. Separe as disciplinas que acha mais difíceis e dedique um tempo maior a elas no seu cronograma.

3) ESTUDE EM GRUPOS

Outra dica importante e que pode ajudar bastante é estudar em grupo. Reúna amigos que tenham facilidade em disciplinas que você considera mais difíceis. Assim, pode ficar mais fácil compreender um conteúdo que você não entendeu em sala de aula. Além de aprender dos colegas as matérias que você tem dificuldade, você também pode ensinar a eles aquelas com as quais tem mais facilidade, compartilhando os conhecimentos e ajudando a todos.

4) FAÇA OS VESTIBULARES E REDAÇÕES DOS ANOS ANTERIORES

Como dito lá na primeira dica, conhecer a prova é a melhor maneira de se preparar para ela. Por isso, além de ler o edital e saber como o exame será composto, é importante também baixar provas antigas e refazê-las. Dessa forma, você compreende qual o estilo da prova, o nível de dificuldade, que tipo de questões costumam cair, etc, preparando-se melhor para o exame.

A mesma dica vale para a redação. Pesquise quais foram os temas das redações dos anos anteriores do ENEM e dos principais vestibulares. Leia o texto de apoio e veja que tipos de temas costumam cobrar.

5) MANTENHA-SE ATUALIZADO(A)

Por fim, mas não menos importante, outra forma fundamental de se preparar para o vestibular é estando atualizado sobre as principais notícias do mundo. Isso mesmo, não basta resolver exercícios complexos de química e física. Para ir bem nos vestibulares, é necessário também assistir ou ler jornais, acompanhar o valor do dólar, se inteirar sobre guerras e conflitos que podem estar acontecendo, entre outros acontecimentos importantes da política e da economia que podem ser exigidos na redação ou nas provas

Gostou das dicas? Então coloque-as em prática ainda esse mês e já comece o bimestre com foco e organização para chegar no vestibular preparado(a) e conquistar a vaga dos seus sonhos na universidade.