Nossa História

A história da escola ÉPOCA teve início no final da década de 80. Na época, Izabel Cristina, atual diretora da escola, exercia a profissão de pedagoga, lecionando para alunos do Ensino Infantil e Ensino Fundamental I, em escolas de Ribeirão Preto.

Em 1987 Cristina engravidou do seu primeiro filho e decidiu dar uma pausa na carreira para se dedicar às atividades maternas. Entretanto, algum tempo depois do nascimento do filho, algumas amigas de Cristina, sabendo de sua formação e experiência na área educacional, procuraram-a e pediram para que ela cuidasse dos seus filhos, os quais não tinham onde ficar para a mãe trabalhar.

Na época, não havia escolas privadas em Serrana que oferecessem aulas em período integral e as mães não tinham, portanto, um lugar de confiança para deixar seus filhos. Sabendo disso, Cristina, que sempre foi apaixonada por crianças e por educação, decidiu acatar o pedido das amigas. Sendo assim, com o apoio de seu pai, Luiz Urenha, que sempre a apoiou na carreira educacional e sempre acreditou que a sua missão era educar, ela montou uma pequena sala no fundo de sua casa, para dar as primeiras aulas para cerca de 5 ou 6 crianças.

Após um tempo, com o sucesso do projeto, a propaganda positiva das aulas de Cristina foi se espalhando pela cidade, até que mais mães a procuraram e a quantidade de alunos foi aumentando, até chegarem a uma média de 20 alunos.

A partir daí, foi necessário ampliar a sala de aula e o espaço foi sendo visto, cada vez mais, como um ambiente educacional. Até que surgiu a necessidade de dar um nome à escola. Esse processo contou com a participação das crianças, que na época definiam a escola como um “lugar alegre”, um “cantinho feliz”, chegando, então, a “Cantinho Alegre”, o primeiro nome da escola.

Até o momento, ainda não havia turmas separadas por séries, pois eram crianças de diferentes idades. Até que no ano seguinte, a quantidade de alunos dobrou, o que fez com que Cristina formasse a primeira turma no formato de série, que na época era o Pré (hoje, 1º ano do Ensino Fundamental).

A partir daí, passou-se a trabalhar o processo de alfabetização com os alunos, já com livros didáticos e com uma assistente para dar apoio à Cristina nas salas de aulas. Ao longo da década de 90, a quantidade de alunos foi crescendo, formando, então, várias turmas de Ensino Infantil.

Em 2000, com o amadurecimento das crianças após a alfabetização, foi necessária a formação de turmas do Ensino Fundamental e a consolidação, também, de um material pedagógico. Foi aí que o Cantinho Alegre passou a trabalhar com o Sistema Positivo de Ensino, presente até hoje na instituição. Nessa época, com a expansão da escola, Paulo Henrique Mattos, esposo de Cristina, também passou a fazer parte da equipe, atuando no setor administrativo da instituição.

Em torno de 2004/2005 surgiram as primeiras turmas do Ensino Fundamental II. Nessa época, as crianças e pré-adolescentes já com mais de 11 anos não se identificavam com o nome da escola, que era um nome infantil. Foi aí que Luiz Paulo, filho de Cristina, sugeriu a troca do nome para ÉPOCA, com a junção do nome já existente da escola com o material utilizado: “Escola Positivo Cantinho Alegre = ÉPOCA”. A partir daí, a escola foi crescendo cada vez mais, deixando de ser um ambiente só para crianças e passando a ser um espaço também para jovens.

Em meados de 2006 surgiu a primeira turma de Ensino Médio e o compromisso e responsabilidade da escola ÉPOCA foi crescendo cada vez mais e passou a ter o objetivo não só de alfabetizar e educar crianças, mas também de formar jovens preparados para os desafios da vida profissional.

Hoje, em 2022, a escola ÉPOCA já formou cerca de 500 alunos. Atualmente, são mais de 800 matriculados, 30 aprovados em Universidades públicas nos últimos 5 anos. 35 salas de aulas climatizadas em um espaço de 4.500m² , com toda a infraestrutura necessária para oferecer a melhor educação às crianças e jovens.

1987 Fundação da escola
1988 Formação da 1ª turma no formato de série (pré)
1989 Divisão das turmas no Ensino Infantil (cerca de 200 alunos na época)
2000 Início do Fundamental I e entrada do Sistema Positivo como material de ensino