Novo Ensino Médio

O que é o Novo Ensino Médio?

Você já ouviu falar no Novo Ensino Médio?

No início de 2022 entrou em vigor a Lei nº 13.415/2017, que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional e estabeleceu uma mudança na estrutura do Ensino Médio, ampliando a carga horária e definindo uma nova organização curricular.

A principal mudança trazida pela Lei foi a reformulação do currículo do Ensino Médio, que agora, além de contemplar uma formação geral orientada pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), com as disciplinas regulares que nós já conhecíamos (português, matemática, física, química, etc), o Ensino Médio passa a contemplar também Itinerários Formativos e as chamadas Eletivas.

Aqui na escola ÉPOCA, visando o protagonismo do aluno e a aprendizagem ativa,  tanto os Itinerários Formativos, como as Eletivas, foram implementados na carga horário do Ensino Médio em 2022.

Entenda abaixo o que são cada uma dessas propostas e como elas foram estabelecidas:

Itinerários Formativos

Os Itinerários Formativos oferecem aprimoramento, aprofundamento e dão significado às diferentes áreas do conhecimento. Eles são divididos em 2 modalidades:

• IFA – Itinerário Formativo de Área: Tem como objetivo integrar todas as áreas do conhecimento em uma só disciplina. Isso quer dizer que nas aulas de matemática, serão abordados aspectos de química, física e até de linguagens. Isso mesmo! O objetivo é trazer uma interdisciplinaridade nas matérias, tornando as aulas mais atrativas e com maior potencial de aprendizagem aos alunos.
  • IFI – Itinerário Formativo Integrado: Visa aprofundar e dar significado às várias áreas do conhecimento, através de novas disciplinas. Ou seja, a partir das matérias regulares que nós já conhecemos (português, matemática, filosofia, etc), surgiram outras disciplinas relacionadas, a fim de ampliar o conhecimento dos alunos naquelas áreas.

Eletivas

O Novo Ensino Médio propõe também uma extensão da carga horária, com aulas no período contrário à grade curricular, com o objetivo de aprimorar o conhecimento dos estudantes em diversas áreas do conhecimento.

Nas eletivas, o aluno escolhe uma disciplina, com a qual mais se identifica, e cursa no período da tarde. Cada disciplina tem a duração de 1 semestre e, ao final do curso, o aluno recebe um certificado de conclusão.